
Retrospectiva: Olimpíadas e talentos individuais são destaques
Taubaté foi rota de passagem da Tocha Olímpica e serviu de hospedagem para time canadense; paratleta e lutadora de MMA foram destaques no ano
Em 31/12/2016 16:00 por Mário Pereira

O principal evento esportivo de 2016 também foi destaque em Taubaté. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro envolveram os taubateanos, principalmente nos meses de julho e agosto.
Fora dos Jogos Paralímpicos, o paratleta André Rocha mostrou porque é ídolo da cidade e novamente foi destaque em competições internacionais. Por fim, o ano também foi bom para a maior lutadora da história do município: Kalindra Faria. A esportista conquistou o cinturão do Titan FC e se credenciou a participar do UFC (Ultimate Fighting Championship).
Confira abaixo a retrospectiva de eventos em Taubaté que envolveram os Jogos Olímpicos e as conquistas de André e Kalindra.
Cidade olímpica
Apesar de ser a única cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro dividiu o seu protagonismo com diversos municípios do país, entre eles Taubaté.
A terra de Lobato foi uma das cidades escolhidas para ser caminho da Tocha Olímpica, rumo à capital carioca.
A passagem da Tocha por Taubaté aconteceu no fim de julho, já próximo do início dos Jogos, e mobilizou munícipes, que acompanharam o cortejo pelas principais vias do município. Entre os condutores, destaque para o filho de João do Pulo.
Próximo dos jogos também, a equipe masculina de vôlei do Canadá resolveu fazer uma hospedagem em solo taubateano. No tempo em que permaneceram na cidade, os canadenses aproveitaram e fizeram um amistoso contra o Vôlei Taubaté. A partida terminou com vitória para a seleção da América do Norte.
Ainda antes dos Jogos, Taubaté descobriu que seria representada por atletas de times de alto rendimento. O técnico Jordi Ribera, do handebol masculino, convocou Alemão, Lucas Cândido e Maik, do Handebol Taubaté (). A equipe fez história, vencendo ‘gigantes’ europeus e atingindo, pela primeira vez, as quartas de final da competição. Eles acabaram eliminados pela França e terminaram entre os oito melhores.
Já no vôlei, com a pré-temporada dos times tendo início e as equipes se reforçando, o Taubaté acabou representado por três jogadores no time que conquistou a medalha de ouro sobre a Itália na decisão. Éder, Lucarelli e Wallace ajudaram o time comandado pelo técnico Bernardinho a faturar a terceira medalha de ouro da história do voleibol masculino brasileiro.
Volta por cima
Acostumado a superar obstáculos da vida, o paratleta André Rocha teve a expectativa de representar o Brasil nas Paralimpíadas do Rio. Medalhista de prata no Parapan de Toronto em 2015, ele se apoiava na sua trajetória recente para se alçar à vaga.
Antes dos Jogos, André realizou um treinamento intensivo na Europa. Por lá, quebrou o recorde mundial da categoria F54, durante o meeting Internacional de König Wusterhausen, na Alemanha, e conquistou os títulos do 5 Internationales Meeting für Behinderte, do Grand Prix da Itália e o bicampeonato do Grand Prix de Berlim.
Mesmo sem a tão sonhada convocação para representar o Brasil nas Paralimpíadas, André mostrou mais uma vez que é hoje um dos principais paratletas do país.
Cinturão inédito
Outro destaque do esporte taubateano em 2016 foi a taubateana Kalindra Faria. A lutadora de MMA conquistou o cinturão do Titan FC, sobre a também brasileira Carina Damm, em competição realizada em Miami, nos Estados Unidos.
Com o título inédito, Kalindra aguarda um convite do UFC (Ultimate Fighting Championship), o maior evento de MMA do mundo.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
