SUL-AMERICANO DE VÔLEI Esporte

Taubaté comete erros e vê Cruzeiro vencer e liderar

Desfalcado do ponteiro Lipe, time anfitrião para nos campeões mundiais e precisam de vitória nesta sexta-feira para classificar


Em 19/02/2016 10:26 por Mário Pereira


Taubaté comete erros e vê Cruzeiro vencer e liderar
Taubateanos tiveram o apoio da torcida no ginásio do Abaeté (FOTO: Mário Pereira/ Guia Taubaté)

O Sul-Americano de Clubes, sediado em Taubaté, teve na noite desta quinta-feira, 18 de fevereiro, o jogo mais emocionante até o momento. O Vôlei Taubaté, equipe da casa, enfrentou o Sada Cruzeiro-MG e acabou derrotado por 3 sets a 1 (25/20, 20/25, 19/25 e 23/25). O duelo foi válido pela segunda rodada do Grupo B da competição.

Questionado sobre uma eventual facilidade no duelo por conhecer diversos atletas do time adversário, o levantador e capitão do Cruzeiro, Willian, respondeu que isso dificulta ainda mais.

“Isso [de conhecer os atletas] dificulta mais. Por mais que a gente conheça o estilo de jogo deles, são atletas que não estão na Seleção por acaso e que fazem a diferença. O Lucarelli fez no primeiro set, o Rapha eu conheço desde os 13 anos de idade, então é o contrário. Não facilita nada, só dificulta as coisas”, avaliou o capitão do Sada Cruzeiro.

Com o resultado, a equipe de Minas Gerais garantiu a classificação para as semifinais. Já o Taubaté terá que superar o Bohemios, do Uruguai, para estar entre os quatro melhores. O confronto entre brasileiros e uruguaios acontece às 18h.

O técnico do Vôlei Taubaté, Cézar Douglas, comentou a ausência de Lipe, suspenso, e o que a volta desse jogador pode representar na sequência do Sul-Americano.

“Ele melhora em aspectos que realmente nos faltaram hoje. Um jogador com uma definição de ataque mais pesado, com mais volume. Uma sequência de saque aumenta a dificuldade para o adversário, questão também de bloqueio mais alto. Então tem vários aspectos que ele contribui, além do perfil de ser um jogador mais vibrante e por dar um contexto diferente para partida, não só tecnicamente. Acho que tem esses pontos que com certeza vai nos favorecer pra próxima partida”, garantiu o comandante.

Já pelo Grupo A, os argentinos do Bolívar e do UPCN garantiram a classificação após vencerem suas partidas. Os “hermanos” brigam pela liderança da chave às 16h. Todas as partidas estão sendo realizadas no ginásio do Abaeté.

Destaque do time taubateano na temporada, o ponteiro Lucarelli comentou sobre uma eventual semifinal contra um time argentino.

“A gente sabe que, independente de qual equipe vier, vai ser uma equipe muito boa. As duas equipes tem grandes jogadores da seleção argentina e estrangeiros, então independente de quem vier, vai ser pedreira”, falou o camisa 8 do Taubaté.

Jogo emocionante
A partida entre as duas melhores equipes da Superliga prometia ser a melhor e mais equilibrada do Grupo B. O Sada Cruzeiro, líder da competição nacional, contava com a experiência da equipe campeã mundial em 2015, enquanto os taubateanos apostavam na força da torcida para saírem com a vitória.

O início de jogo mostrou um Taubaté aguerrido. Sem o ponteiro Lipe, suspenso, os comandados do técnico Cézar Douglas tinham em Lucarelli a principal referência nos ataques. Com eficiência, os donos da casa abriram vantagem e fecharam o primeiro set em 25 a 20.

Atrás no placar, a equipe mineira sofreu mudanças. Entraram o canadense Winters e o oposto Alan Souza. As alterações logo surtiram efeito no time comandado pelo argentino Marcelo Mendez. Apesar de o segundo set ter começado equilibrado, os visitantes dominaram as ações quando o duelo estava na casa dos 15 pontos e seguraram a vantagem até devolver o placar do set anterior: 25 a 20.

Com o duelo empatado, o terceiro set seria fundamental para um direcionamento da partida. Enquanto o Cruzeiro voltou com a mesma vontade do set em que saiu vitorioso, o Taubaté pecava em erros individuais e, principalmente, nos saques. Abrindo vantagem, os mineiros caminhavam para mais um set vitorioso. Até que os taubateanos resolveram reagir e, comandados pelas belas atuações do central Deivid e do ponteiro Lucarelli, encostaram no placar. Porém, as falhas dos donos da casa voltaram a aparecer e o time celeste aproveitou para fechar em 25 a 19.

O quarto set seria decisivo para o Taubaté. Com a intenção de levar o jogo para o tie-break, vencer o adversário e garantir o primeiro lugar do grupo, o time comandado por Cézar Douglas entrou com energia e disposição. Corrigindo os erros e aproveitando as dificuldades dos mineiros, a equipe do Vale do Paraíba construiu uma vantagem que parecia ter o destino da vitória traçado. O que os taubateanos não esperavam era que o saque do cubano Leal entrasse numa sequência que garantiria o empate do set. Para impedir o ponteiro de seguir pontuando, a torcida no ginásio do Abaeté passou a pressionar Leal, que provocava os torcedores adversários. Apesar da luta do Taubaté, o Cruzeiro manteve a vantagem e fechou o set em 25 a 23 e a partida em 3 a 1.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais