GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)

Horário de verão começa neste fim de semana


Relógios devem ser adiantados em uma hora à 0h de sábado para domingo; medida quase foi suspensa pelo governo federal

Horário de verão começa neste fim de semana Medida visa diminuir o consumo de energia pelos brasileiros durante os meses mais quentes (Foto: EBC )
Publicado em 11/10/2017 17h49
por redação/Guia Taubaté

No próximo domingo, 15 de outubro, tem início o horário de verão de 2017. Os relógios devem ser adiantados em uma hora, à meia-noite de sábado para domingo. Como nas edições passadas, o ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste do Brasil. 

A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois, sem regularidade, em outros anos. Desde 2008 o horário de verão ganhou caráter permanente e passou a vigorar no terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Nesta edição, o ajuste seguirá até o dia 18 de fevereiro de 2018, quando os relógios deverão voltar ao horário normal.

Horário quase foi cancelado

Em setembro, o governo federal chegou a especular sobre o fim do horário de verão. Segundo um estudo do Ministério de Minas e Energia, o programa vem perdendo efetividade.

A pesquisa mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Apesar da avaliação, o governo decidiu manter o horário de verão em 2017, principalmente por conta do período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidas e o maior uso das termelétricas (de operação mais cara). 


espaço publicitário do Guia de Empresas
Keli Dourado Financiamentos
Financeiras

Keli Dourado Financiamentos

Keli Dourado - Financiamentos - Bradesco - BV Financeira - Banco BMG - PanAmericano.

(12) 3631-5...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias