50 ANOS Serviços

Grupo Escoteiro Amizade é homenageado na Câmara de Taubaté

Primeira promessa dos escoteiros foi feita no dia 24 de setembro de 1967, completando 50 anos no próximo domingo


Em 21/09/2017 11:37 por redação/Guia Taubaté


Grupo Escoteiro Amizade é homenageado na Câmara de Taubaté
Vereadores ao lado dos homenageados (FOTO: Divulgação)
No início dessa semana, a Câmara de Taubaté homenageou o Grupo Escoteiro Amizade pelos 50 anos de existência. A cerimônia foi presidida pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB) e teve como orador o vereador Boanerge (PTB), autor do decreto legislativo que instituiu a comemoração.

O Movimento Escoteiro, que está presente no Brasil há 107 anos, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mas sim filantrópicos, de utilidade público na formação de jovens, atuando como educação extraescolar. “O propósito é contribuir para que os jovens assumam o próprio desenvolvimento, especialmente do caráter”, afirmou Boanerge. 

Em Taubaté, o escotismo teve início em 1923 com o Grupo Escoteiro da Escola Doutor Lopes Chaves. Atualmente, a cidade abriga sete unidades escoteiras, com um efetivo aproximado de 500 componentes diretos. 

O diretor presidente do Grupo Escoteiro Amizade, Félix Vieira Varejão Filho, afirmou que a história do grupo começou antes de sua fundação e possui dois personagens centrais, padre Edir Antônio Inácio e fráter Vicente Brígido, o qual em 2 de março de 1967 enviou um ofício ao Comissário Regional de São Paulo informando o interesse de abrir um grupo escoteiro em Taubaté. 

No dia 15 de junho do mesmo ano foi concebida a autorização provisória com sede no Convento Sagrado Coração de Jesus, sob a direção do fráter. O nome do grupo foi escolhido por votação entre os jovens. “Às 9h47 do dia 24 de setembro de 1967 foi feita a primeira promessa do grupo”, destacou o diretor presidente.

A partir dos anos 2000 os grupos escoteiros passaram a ser avaliados pela qualidade do trabalho, oferecido e desenvolvido com os jovens e com a comunidade. Após a avaliação, recebiam classificações de conformidades com padrão ouro, prata e bronze. “Nesses 17 anos de avaliação, o Grupo Escoteiro Amizade teve a satisfação de receber a classificação no padrão ouro por 15 edições”.

Moção
O vereador Douglas Carbonne apresentou moção de aplausos pelos 50 anos do Grupo Escoteiro Amizade, destacando que é a maior e mais antiga unidade escoteira em funcionamento em Taubaté.

“Escoteiro é o que podemos chamar de cidadão exemplar, honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico e limpo”, destacou.

O vereador Dentinho (PV) afirmou que conversou com o prefeito sobre a lei aprovada na Câmara que concede 50% de desconto aos escoteiros na passagem de ônibus em Taubaté, pois faltam alguns detalhes para que a lei entre em vigor.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais