CONTRA FEBRE AMARELA Saúde

Taubaté vacina mais de 4 mil pessoas no primeiro dia de campanha

Números são apenas da zona urbana; dados da zona rural serão divulgados na próxima segunda-feira (29)


Em 26/01/2018 11:52 por redação/Guia Taubaté


Taubaté vacina mais de 4 mil pessoas no primeiro dia de campanha
Números divulgados são apenas do primeiro dia de vacinação na zona urbana do município (FOTO: Divulgação / PMT)

Um balanço parcial divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté no fim da tarde desta quinta-feira, dia 25, mostrou que 4.776 pessoas foram vacinadas no primeiro dia de campanha de vacinação contra febre amarela.

Os números foram feitos com base nas doses aplicadas em 23 postos da zona urbana, até às 13h apenas. No total de vacinas aplicadas, 4.642 foram de doses fracionadas e 134 de doses padrão.  Os dados da zona rural devem ser divulgados no próximo balanço, previsto para sair na próxima segunda-feira, dia 29.

As ações serão realizadas até o dia 17 de fevereiro e ocorre em 27 unidades de saúde. Durante o período da campanha, as unidades vão funcionar sem intervalo de almoço, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. As UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto estão funcionando com o horário de atendimento estendido, até às 20h.

Tipos de vacina
As vacinas com a dose padrão devem ser aplicadas em pessoas que estão com viagens agendadas para destinos internacionais, por exemplo.

Já a vacina fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão, mas em menor quantidade. Ela equivale a um quinto de uma dose (0,5 ml) para febre amarela. A diferença está no tempo de proteção: enquanto a dose padrão deixa a pessoa imune a vida toda, a dose fracionada tem proteção de oito anos.

A Prefeitura reforça que, para que seja mais fácil localizar as pessoas e informar sobre a necessidade da aplicação da segunda dose após esse período, a recomendação é de que seja apresentado o cartão do SUS no momento da aplicação da vacina. Caso a pessoa não esteja com o cartão, pode informar um endereço de contato.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais