TRADIÇÃO Cultura

Dia de São Francisco das Chagas: entenda a história do feriado municipal

Pároco da Catedral explica os motivos do santo ter se tornado padroeiro da cidade


Em 04/10/2018 10:16 por Barbara Monteiro



Nesta quinta-feira, dia quatro de outubro, é comemorado o dia de São Francisco das Chagas em Taubaté. O santo foi escolhido padroeiro da cidade por influência dos franciscanos que acompanhavam Jacques Félix, fundador do município.

O pároco da Catedral, padre Roger Matheus dos Santos, contou um pouco sobre a história do município com o santo. “Jacques Félix funda a cidade de Taubaté em torno de 1645. Ele chega um pouco antes aqui, e com ele há também alguns franciscanos que acompanham aquele movimento. Por causa da companhia dos franciscanos, ao chegar nessas terras, Jacques Félix entrega o patrocínio desta Vila a São Francisco das Chagas”.

São Francisco é conhecido na igreja católica como o santo que, quase no fim de sua vida, recebeu as marcas da crucificação de Jesus em seu corpo.

A importância do santo é tão grande para Taubaté que, a primeira capela da cidade recebeu o nome de São Francisco das Chagas.  “Desde a origem da cidade de Taubaté, São Francisco nos acompanha, inclusive dando nome à cidade, que se chamava São Francisco das Chagas de Taubaté, e depois ficando somente Taubaté. Em 1645 já foi construída a primeira capela da cidade, entregue aos cuidados de São Francisco, onde atualmente em nossa Catedral, se encontra a Capela do Santíssimo. Ali era a capela originária, ao redor da qual nasceu Taubaté.”, acrescentou o padre.

Atualmente, a capela encontra-se dentro da Catedral São Francisco das Chagas, localizada na Praça Dom Epaminondas, na região central da cidade. No feriado em homenagem ao santo, o local terá uma programação diversificada.

A programação tem início às 7h30, com a oração de Laudes, na Catedral. Em seguida, será realizado um café comunitário na praça Dom Epaminondas, animado pela banda do Cavex. Às 9h, acontece a missa solene, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Wilson, também na Catedral. A segunda missa do dia ocorre às 16h, seguida de uma procissão pelas ruas da cidade. A chegada da procissão será marcada pela última missa do dia, que celebra o padroeiro, além de um show intitulado “Instrumentos da Vossa Paz”.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas com a Diocese de Taubaté, por meio do telefone 3632-2855.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais