NA CÂMARA DE TAUBATÉ Politíca

Mudanças no Regimento Interno são aprovadas em primeira votação

Propostas dependem de segunda votação, antes da promulgação pelo presidente da Casa


Em 29/05/2018 17:20 por redação/ Guia Taubaté


Mudanças no Regimento Interno são aprovadas em primeira votação
Diego Fonseca (ao centro) é autor das três propostas (FOTO: Divulgação/ CMT)

Na última segunda-feira (28), a Câmara de Taubaté aprovou em primeira votação quatro projetos de lei que alteram o Regimento Interno e a Lei Orgânica do município. As propostas dependem de segunda votação e promulgação pelo presidente da Casa para que entrem em vigência.

Diego Fonseca (PSDB) é autor das três propostas que alteram o Regimento da Casa. O primeiro extingue a possibilidade de sessão secreta na Câmara. As sessões secretas seriam realizadas para discussão de assuntos relativos ao decoro parlamentar. Ocorre que o regramento sobre punição de vereadores por quebra de decoro é dado por um decreto-lei federal, que não prevê atos secretos no processamento da denúncia ou no julgamento do vereador. Pelo contrário, neste tipo de sessão de julgamento, há leitura do processo, a votação é aberta, tudo pela transparência e prestação de contas à população.

O segundo projeto altera artigo relacionado a projetos orçamentários, fazendo com que a referência ao Plano Diretor se faça somente pela expressão “Plano Diretor”. Assim, se houver alteração do número da lei referente ao Plano, não será necessário atualizar o Regimento.

Por fim, o terceiro projeto corrige artigo que trata da posse das Comissões Permanentes, retirando a palavra “subsequente”, já que a posse da primeira formação das Comissões da legislatura ocorre no mesmo ano e dia da eleição. Cada legislatura tem duas formações de Comissões, e a segunda formação, sim, tem a posse dos integrantes no ano subsequente à eleição, que ocorre em dezembro do segundo ano da legislatura.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais