PARATLETISMO Esporte

André Rocha é tetracampeão do Grand Prix de Berlim

Taubateano alcançou o lugar mais alto do pódio no Arremesso de Peso; outros dois atletas da equipe Esporte Para Todos competiram na Alemanha


Em 02/07/2018 18:41 por redação/ Guia Taubaté


André Rocha é tetracampeão do Grand Prix de Berlim
Treinador Guto Nascimento ao lado do tetracampeão em Berlim (FOTO: Divulgação)

A história de André Rocha no Open Grand Prix de Berlim se repetiu pelo quarto ano consecutivo. No último fim de semana, o paratleta de Taubaté conquistou a medalha de ouro no Arremesso de Peso (classe F53, quebrou recorde da prova, e levou o bronze no Lançamento de Disco – prova na qual alcançou sua melhor marca no ano.

Apesar da conquista, André aguarda definição de sua classe após as disputas na Alemanha. Isso porque ele vinha competindo na F52, mas foi submetido a reclassificação funcional e passou para a classe F53, para atletas com menor nível de deficiência. Na prova, o ex-policial militar atingiu 8,83m, vencendo com soberania e batendo o Recorde Mundial mais uma vez na carreira.

“Tenho feito boas marcas nos treinos e estava bem confiante. Consegui um bom arremesso e melhoramos a marca. Este é o meu quarto ano consecutivo competindo na Alemanha. Gosto muito da organização, receptividade, nível do campeonato e sempre me sinto muito bem nessa competição. De modo geral, valeu muito esse período para adaptações. Avaliar os erros e acertos também, estar entre os atletas que possivelmente encontraremos nas grandes competições em 2019”, declarou o atleta de 41 anos.

No dia seguinte ao Ouro no Arremesso de Peso, André Rocha voltou ao campo para a disputa no Lançamento do Disco. Competindo em uma prova “Open”, ou seja, reunindo paratletas de diversas classes, ele ficou com a 3ª posição, com a marca de 24,02m. Esta foi a melhor marca de André Rocha na temporada 2018 na prova do Disco.

Alessandro Silva e Rafael Mateus
Além de André Rocha, outros dois paratletas da equipe Esporte Para Todos, de Taubaté, estiveram na disputa internacional em Berlim. No Lançamento de Disco, Alessandro Rodrigo da Silva também esteve em um ótimo dia e venceu a classe F11, com o melhor lançamento chegando a 45,51m. Esta marca é a melhor de sua carreira, e o coloca apenas 10cm atrás do recorde mundial, que atualmente pertence ao italiano Oney Tapia, com 45,65m.

Já Rafael Mateus, que competiu pela primeira vez fora do Brasil, enfrentou uma prova muito dura no Lançamento de Club, classe F31. Ele conquistou a 4ª posição, com a marca de 25,32m.

O treinador do Programa Esporte Para Todos, Guto Nascimento, considerou o GP de Berlim uma etapa importantíssima para os taubateanos. “Sem dúvidas num ano em que não temos nem Paralimpíada nem Mundial, essa competição foi uma das mais fortes do mundo. Dentro de algumas semanas teremos o Campeonato Europeu de Paratletismo, então muitos feras estavam aqui competindo, o que elevou muito o nível da disputa”, comentou.

A delegação de Taubaté deve retornar ao Brasil na próxima quinta-feira, dia 5.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais