EM TODO O ESTADO Saúde

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo tem início neste sábado

Público-alvo são crianças entre um ano e cinco anos incompletos; adultos que não obtiveram a imunização contra o sarampo, também podem se vacinar


Em 03/08/2018 12:32 por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)



Em conjunto com o estado, a cidade de Taubaté realiza a partir deste sábado, dia 4, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. O município promove a campanha até o dia 31 de agosto, e contará com dois ‘dias D’, nos dias 4 e 18.

De acordo com Fabíola Almeida, gestora de campanhas e projetos em saúde da cidade, a vacinação é muito importante para os pequenos, já que contrair as doenças é mais fácil do que se imagina. “Elas são transmitidas por vírus, através de vias respiratórias. A poliomielite, além das vias respiratórias, também pode ser transmitida por meio das fezes. Então, o saneamento também é um importante meio de transmissão”, explicou a profissional.

O público-alvo da vacinação, são as crianças que tenham entre um ano e cinco anos incompletos. Os adultos que não obtiveram a imunização contra sarampo também podem procurar um posto de saúde para serem vacinados. No entanto, nem todos podem aderir à vacina, como as gestantes e aqueles que não possuem o sistema imunológico eficaz.

A expectativa de Taubaté é vacinar até 95% do público-alvo, o que representa um total de 14.657crianças do município. Avó de Rodrigo, Arlete não deixa de prevenir o neto contra as doenças. Para ela, a vacina é muito importante, e não só para as crianças. “Todas as crianças e adultos devem ser vacinados. Sem a vacina, estamos vendo várias reportagens falando que o sarampo e outras doenças estão voltando. Então só a vacina vai conseguir realmente dar conta”, contou Arlette.

Marta é mãe do Lucca, de um aninho, e já está se preparando para levar o filho para ser vacinado durante a campanha. “É importante porque previne as doenças, né? Então é melhor fazer a prevenção antes, trazer pra vacinar já que teeeem a campanha, e depois ficar tranquila.”, disse.

A imunização será feita no município em todas as unidades de saúde que possuem salas de vacinação. Já os dias D serão realizados nas UBS Mais da cidade.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a imunização, a Vigilância Epidemiológica esclarece por meio do telefone 3629-6232 ou pelo site da prefeitura.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais