DADOS DO SINCOVAT Economia

Região registra queda de vagas formais de emprego no primeiro trimestre

Apesar do número negativo do início do ano, saldo é positivo quando levado em conta os últimos 12 meses


Em 25/05/2019 17:38 por Redação/ Guia Taubaté


Região registra queda de vagas formais de emprego no primeiro trimestre
Comércio varejista da região perdeu 2.536 vagas de empregos formais (FOTO: Divulgação/Sincovat )

O comércio varejista da região perdeu 2.536 vagas de empregos formais no primeiro trimestre de 2019. Os números são do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté), que apresentam 10.638 admissões, contra 13.174 desligamentos.

Segundo o sindicato, os dados compõem as pesquisas de emprego no varejo, atacado e setor de serviços do Estado de São Paulo, são apuradas mensalmente pela FecomercioSP, com base nas informações do Ministério do Trabalho, por meio do Caged.

Entre os setores que mais apresentaram desligamentos estão os supermercados, com menos 876 vagas, e lojas de vestuário, tecidos e calçados – saldo negativo de 1.186 postos de trabalho.

Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, os números condizem também com as dispensas dos vínculos temporários de fim de ano. “Os setores que mais contratam para o período de Natal são justamente os dois que apresentaram esse saldo mais negativo”, explica Guinsburg.

Por outro lado, levando em conta os últimos doze meses, de abril de 2018 a março de 2019, há saldo positivo de 770 vagas no varejo da região. Os números ganham destaque nos setores de supermercados (+ 928 vagas) e das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (+ 219 vagas). Entre os segmentos que mais perderam funcionários estão as lojas de vestuário, tecidos e calçados ( - 265) e concessionárias de veículos (- 135).

Atualmente, o comércio da RM Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, possui cerca de 100 mil vínculos formais.

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais