MANIFESTAÇÃO Politíca

Transporte público e fábricas têm serviços paralisados pela ‘greve geral’

Além desses setores, bancos também aderem ao movimento liderado por centrais sindicais


Em 14/06/2019 10:37 por Redação/ Guia Taubaté


Transporte público e fábricas têm serviços paralisados pela ‘greve geral’
Paralisação teve incio na manhã desta sexta-feira em Taubaté (FOTO: Divulgação/ Sindmetau)

A greve geral, convocada em todo país por sindicatos dos trabalhadores, vem surtindo efeito em Taubaté nesta sexta-feira (14). O transporte público, a produção nas fábricas e atendimento nos bancos estão suspensos no município.

Segundo as categorias, as manifestações foram organizadas contra a Reforma da Previdência, que está sendo discutida pelo congresso nacional, e os cortes nos gastos públicos em educação proposto pelo governo Jair Bolsonaro (PSL).

De acordo com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, a frota de transporte público do município está 100% parada desde o início da manhã, apesar da liminar que obriga a circulação de 30% dos veículos. A categoria explicou que foi realizado uma assembleia com os trabalhadores na porta da ABC Transportes e foi decidido a adesão a greve geral.

Já a Prefeitura de Taubaté publicou uma nota onde informa que somente a TCTAU (Transporte Complementar de Taubaté) está realizando o transporte das linhas Marlene Miranda, Vila Aparecida, Parque Sabara e São Gonçalo.

Devido a greve, táxis e mototáxis estão autorizados temporariamente a pegar passageiros nos pontos de ônibus. Ainda segundo a gestão municipal, o Sindicato está descumprindo o documento emitido por eles, que informava que 30% da frota seria mantida. A prefeitura já tomou as medidas legais cabíveis.

Os bancos também aderiram a paralisação nacional nesta sexta-feira (14). De acordo com o Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região, os bancários só devem iniciar o atendimento ao público após a 13h.

A categoria ainda informou que a Caixa Econômica Federal mantém o serviço normal e o Banco do Brasil está trabalhando com o número de funcionários reduzido. 

Já o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região informou que os funcionários das fábricas do Distrito do Piracangaguá e do Distrito do Una estão paralisados desde o início desta sexta-feira.   

No município ainda estão previstas duas manifestações durante o dia. Segundo as categorias, deve acontecer um protesto no centro da cidade durante a parte da manhã e uma assembleia às 17h, na sede do Sindmetau.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais