CARNAVAL Cultura

Vai Quem Quer e blocos tradicionais de Quiririm cancelam desfiles em 2020

Entre as justificativas para desistências estão burocracia exigida pela Prefeitura e preparação para 2021


Em 06/02/2020 16:13 por Mário Pereira


Vai Quem Quer e blocos tradicionais de Quiririm cancelam desfiles em 2020
Último participação do Bloco Vai Quem Quer no Carnaval de Taubaté foi em 2018 (FOTO: Divulgação)

O Carnaval de Taubaté estará mais ‘enxuto’ em 2020. Com desistências de blocos tradicionais, a tendência é que a folia na terra de Monteiro Lobato seja menor em relação aos últimos anos. A principal ausência fica por conta do Bloco Vai Quem Quer, que, nesta quinta-feira (6), comunicou a desistência do desfile deste ano.

Um dos blocos mais tradicionais da cidade, o Vai Quem Quer deixa de participar do carnaval taubateano pelo segundo ano consecutivo. Por meio das redes sociais, os responsáveis culpam motivos burocráticos impostos pela Prefeitura, e prometem mais trabalho para colocar o bloco na avenida em 2021.

Já a Prefeitura informou que não recebeu nenhum documento oficial do bloco informando sobre o cancelamento do desfile.

A administração municipal informou que o Vai Quem Quer teve seu plano de trabalho desclassificado por estar em desconformidade com as regras previstas no edital de chamamento, mas, que, levando em conta a importância do bloco para a cidade, a Secretaria de Turismo e Cultura chamou os responsáveis para uma reunião e propôs arcar com 90% dos custos, como segurança privada, banda, brigadistas e guardas municipais.

“A critério do Bloco, dentre os serviços oferecidos, os mesmos optaram por arcar com os custos de contratação da ambulância e confecção de camisetas. Estas informações podem ser provadas pela Prefeitura de Taubaté, por meio de ata de reunião e documentação da contratação dos serviços, que está em andamento desde a reunião citada”, respondeu a Prefeitura em nota.

Por fim, a administração municipal diz que a diretoria do Vai Quem Quer foi informada que, como responsável pelo bloco, deveria providenciar alvará do Corpo de Bombeiros, além da Resolução 122 da Polícia Militar, e que o processo licitatório da contratação para o desfile segue em andamento.

No anúncio de desistência nas redes sociais, os organizadores do bloco se dizem isentos de “qualquer responsabilidade de aglomerações ou tumulto no Largo Santa Luzia e na Avenida do Povo”.

Em 2019, o Vai Quem Quer não desfilou e acusou a Prefeitura de “tratamento diferenciado”. Na oportunidade, um dos organizadores disse que foram feitas muitas exigências e que “apenas uma parte tinha que ceder”.

Blocos tradicionais de Quiririm confirmam ausência

Um dos locais que dividem a atenção do Carnaval de Taubaté com a Avenida do Povo é o Distrito de Quiririm. Com blocos que se tornaram populares por conta dos desfiles com característica “família”, a antiga colônia italiana também terá ausências importantes em 2020.

De acordo com a Prefeitura Municipal, os blocos CDC, Pita e Caipira Brasileiro preferiram ficar de fora da folia neste ano para terem tempo de se planejarem visando 2021. O bloco Esporte Clube Quiririm mostrou interesse em sair, mas não decidiu em Ata e não enviou nenhuma confirmação sobre dia e horário.

Outra ausência confirmada em Quiririm é do Festival de Marchinhas, realizado nos últimos 14 anos.

Em nota, a Prefeitura confirma matinês no Distrito de sábado (22) a terça-feira (25), e bailes noturnos das 20h a meia-noite.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais