COM 23 CASOS SUSPEITOS Plantão

Prefeito estima que em duas semanas novo coronavírus esteja circulando em Taubaté

Cidade contabiliza 23 casos suspeitos e nenhum confirmado até o momento; Ortiz Junior anunciou criação de Comitê e medidas preventivas


Em 16/03/2020 18:42 por Mário Pereira


Prefeito estima que em duas semanas novo coronavírus esteja circulando em Taubaté
Prefeito Ortiz Junior ao lado da presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, a médica Rosa Celano (FOTO: Mário Pereira )

A Prefeitura Municipal de Taubaté convocou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), no Palácio Bom Conselho, para informar sobre o decreto que cria o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus na cidade, e as medidas que serão adotadas para tentar conter o avanço da doença no município. O número de casos suspeitos do Covid-19 saltou de 14 para 23, com 4 casos descartados recentemente e nenhum caso confirmado. 

O prefeito Ortiz Junior (PSDB) garantiu que a maioria das medidas serão adotadas a partir da próxima segunda-feira (23). Entre elas, está o deslocamento feito exclusivamente de casos suspeitos, com sintomas considerados "graves", para a UPA Central. Já os casos com sintomas considerados “leves”, a recomendação é para que esses pacientes permaneçam em suas residências.

Um call center, que funcionará das 8h às 21h, servirá para que os populares liguem para informar sobre sintomas e para receberem orientações em relação aos cuidados a serem tomados. Os contatos serão anotados e uma equipe será enviada até o local informado, com enfermeiros preparados para o atendimento.

Já os casos que envolvem pacientes com sintomas “leves” e que os mesmos não podem permanecer nas residências, os mesmos deverão se encaminhar para as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Mourisco, Fazendinha, Marlene Miranda, Chácaras Reunidas e Gurilândia.

A médica Rosa Celano, que é presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, ressaltou que os munícipes que não estejam com sintomas considerados urgentes, não se dirijam à UPA Central. A especialista ainda pediu que os munícipes não repassem fakenews e que boletins frequentes serão passados para a imprensa.

O prefeito também confirmou que serão feitas aquisições e locações de novas ambulâncias para Taubaté.

Ortiz Junior também destacou que as medidas são preventivas e espelhadas em casos adotados na Europa. Segundo ele, a circulação do Covid-19 em Taubaté se dará daqui duas a três semanas.

“O momento é de ficar em casa. Precisa diminuir o número de pessoas que estão nos grupos de risco circulando pela cidade”, afirmou o prefeito.

Para a infectologista da Prefeitura de Taubaté, Dra. Maria Ângela Barguil, o isolamento social não é uma medida antipática. “Foi a melhor medida, que permitiu que os países não tivessem grandes números de casos e não tivessem óbitos. São medidas preventivas. Conter a chegada é difícil, mas contar com a população é importante”, disse.

Hospital Municipal e contratações
Durante a coletiva, o prefeito também destacou a antecipação para o fim de março e início de abril da nova ala do Hospital Municipal, com leitos específicos para o tratamento do coronavírus, além da contratação de novos clínicos gerais e enfermeiros – que já passaram por processos seletivos do município.

Escolas param dia 23
As aulas das escolas públicas e particulares de Taubaté estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23). Nesta semana, até a próxima sexta-feira (20), a recomendação da Prefeitura é para que os pais e responsáveis ajustem seus horários e tenham a oportunidade de conversar nas unidades de ensino. 

Ao ser questionado sobre a oferta da merenda escolar, o prefeito garantiu que vai avaliar a situação durante a semana, para possivelmente permitir que alguns alunos se alimentem.

A medida de suspender as aulas também será estendida para as universidades. A Unitau já havia anunciado no fim de semana, que as aulas estariam suspensas até a próxima segunda-feira (23).

Academias, bares e casas de show
O pedido de prevenção ao novo coronavírus se estende às academias, que foram orientadas a parar o funcionamento. Já os eventos culturais e esportivos do município estão temporariamente suspensos.

Os bares e casas de show serão orientados a limitar o número de pessoas presentes.

Influenza
De acordo com o secretário de Saúde de Taubaté, João Ebram Neto, a maioria dos casos descartados para coronavírus são de influenza. Para a infecção viral aguda, será realizada a campanha de vacinação, com enfoque nas pessoas acima dos 60 anos de idade e em profissionais de saúde.

Por conta do atendimento aos pacientes com suspeitas de coronavírus, as vacinações serão realizadas nas quadras das escolas públicas. Os locais serão informados ainda nesta semana.

A infectologista Maria Ângela Barguil confirmou que circulam três tipos de Influenza em Taubaté: Influenza A, Influenza B e o Rhinovírus. 

Transporte público
Sobre a ABC Transportes, o prefeito Ortiz Junior garantiu que foram duplicados os padrões de limpeza dos ônibus. Os cobradores estarão de luvas e com álcool em gel instalados no veículo.

Já sobre a Rodoviária Nova, a médica Rosa Celano falou que o melhor é evitar as viagens e, consequentemente, a ida até o terminal neste momento.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais