SEM PAGAMENTOS Mobilidade

ABC Transportes comunica possibilidade de greve em Taubaté

Sindicato realiza assembleia na próxima sexta-feira (8); motivo é não pagamento de PLR e do próximo salário dos funcionários


Em 06/05/2020 19:08 por redação/ Guia Taubaté


ABC Transportes comunica possibilidade de greve em Taubaté
Falta de pagamento da PLR e risco do não recebimento do salário dos funcionários é principal motivo para possível paralisação (FOTO: Arquivo/ PMT)

Em nota divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (6), a Prefeitura de Taubaté informou que foi comunicada pela ABC Transportes – empresa responsável pelo transporte público no município – da possibilidade de uma paralisação do serviço.

Uma assembleia para tomar a decisão ou não, será realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários na próxima sexta-feira (8).

Segundo a Prefeitura, o motivo para a paralisação é o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários, prevista para o dia 30 de abril, e a falta de recursos para cobrir a folha de pagamento no dia 7 de maio.

O não pagamento dos valores foi justificado pela Prefeitura Municipal com base na redução de 88% da demanda pelo transporte público, após as medidas tomadas pelo Estado e pelo município para combater a pandemia do coronavírus.

Acordo
Ainda segundo a Prefeitura, um acordo foi apresentado para o adiantamento do subsídio deste ano a fim de minimizar os impactos apresentados pela empresa.

Esta decisão visa o bem-estar da população que, mesmo nesse período de isolamento social, ainda utiliza o transporte público para trabalhar em frentes importantes, como saúde e serviços essenciais, além dos estudantes, que tiveram a gratuidade retomada para buscar o kit alimentação nas escolas”, diz a administração municipal.

ABC se manifesta
Em nota enviada mais cedo, a ABC Transportes confirmou que não conseguiu cumprir o pagamento da PLR e da próxima folha de pagamento aos funcionários.

A empresa também admite a possibilidade de paralisação no dia 8, após o Sindicato protocolar Comunicado de Greve.

Por fim, a ABC Transportes cobrou uma resposta da Prefeitura Municipal. “A empresa informar que, desde o final do mês de março, vem comunicando a Prefeitura de Taubaté das dificuldades de manter em operação o sistema de transporte público em nosso município, ao mesmo tempo em que tem solicitado, insistentemente, aporte de recursos públicos para salvaguardar a qualidade dos serviços prestados à população”.

“Frente ao agravamento da crise, é urgente uma resposta positiva da Prefeitura de Taubaté a esse pedido, uma vez que ela é a responsável legal pelo gerenciamento do sistema de transporte público em nossa cidade”.

Alternativa
A Secretaria de Mobilidade Urbana orienta que, no caso de uma eventual paralisação, os munícipes busquem outras formas de transporte quer seja por meio de aplicativos, mototáxi e táxi, entre outros.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais