FICARÁ FECHADO Cultura

Taubaté anuncia projeto de modernização no Sítio do Picapau Amarelo

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato estará fechado para reformulação até dezembro de 2020


Em 01/08/2020 16:16 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté anuncia projeto de modernização no Sítio do Picapau Amarelo
Obras serão realizadas até o próximo mês de dezembro (FOTO: Divulgação/ CMT)

A Prefeitura de Taubaté anunciou no final da última semana que o Sítio do Picapau Amarelo vai passar por reformulação completa e ficará fechado ao público até dezembro de 2020.

O projeto da empresa ConectaMUS, busca requalificar o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato – que está localizado no Sítio do Picapau Amarelo- a fim de intensificar a experiência do visitante.

Os recursos para a modernização no valor de R$ 200 mil foram disponibilizados por meio de um edital do  ProAc (Programa de Ação Cultural de Modernização de Museus e Arquivo de 2019), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Uma equipe formada por historiadores, museólogos, designers e programadores vai criar uma nova expografia com a utilização de recursos tecnológicos para dar mais ênfase às obras de Monteiro Lobato.

A primeira etapa do projeto será a digitalização de um acervo composto por obras inéditas do escritor. Esse conteúdo será armazenado em um banco de dados que ficará disponível para pesquisa no novo portal interativo do museu que facilitará a interação do público com o acervo.

Por fora, serão mantidas as características do casarão. A ideia é transformar a parte interna da edificação em um museu mais interativo, tecnológico e acessível à comunidade.

Outra mudança será na ambientação das salas do casarão, que passarão por repaginação estética. Nestes ambientes, o visitante terá uma nova experiência a partir de recursos tecnológicos como projeções em superfícies irregulares, histórias narradas em projeções multimídia, cenografia e outros métodos.

As apresentações teatrais com os personagens do Sítio, bem como as visitas guiadas serão mantidas nessa nova fase do museu, após a reinauguração.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais