BOLSA DE ESTUDOS Educação

Taubaté anuncia abertura de inscrições para o Simube

Poderão se inscrever os candidatos que preencherem todos os requisitos exigidos no edital


Em 08/01/2022 18:37 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté anuncia abertura de inscrições para o Simube
Candidatos deverão entregar fisicamente na instituição de ensino em que o interessado/candidato está matriculado (FOTO: Divulgação/ PMT)

Na próxima segunda-feira (10), serão abertas as inscrições para o Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (Simube) de Taubaté.

O edital para a concessão de bolsas de estudo de cursos de ensino médio/técnico profissionalizante e de graduação no ano de 2022 foi publicado no dia 18 de dezembro no diário oficial do município.

Poderão se inscrever os candidatos que preencherem todos os requisitos exigidos no edital, como comprovar residência ou domicílio em Taubaté; estar devidamente matriculado em cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino localizadas no município e que estejam cadastradas, aprovadas e homologadas pelo Conselho de Administração do Fundo de Bolsa de Estudo; comprovar renda bruta familiar igual ou inferior a oito salários mínimos vigentes; entre outros.

Para realizar a inscrição, os candidatos deverão entregar fisicamente na instituição de ensino em que o interessado/candidato está matriculado, com cópia de toda a documentação exigida no edital, junto da ficha de inscrição devidamente preenchida, sem rasuras ou emendas.

A ficha de inscrição estará disponível no site da prefeitura, na aba cidadão/SIMUBE-2.022. O preenchimento deve ser feito a partir das 8h do dia 10 de janeiro, e as inscrições encerram às 17h do dia 11 de fevereiro.

Modalidade das bolsas

– Bolsa Custeio:          
Essa modalidade é destinada ao aluno classificado entre os maiores índices de carência, o qual receberá uma bolsa de estudos que corresponderá à alíquota de 25% até 100% do valor da mensalidade. Para esta modalidade estão reservados 20% do montante do total da verba destinada ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudos.

– Bolsa Financiamento:
Esta categoria, o bolsista obrigatoriamente firmará contrato, assumindo a responsabilidade e compromisso de restituir ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudo. Após término do curso todos os valores despendidos em razão da concessão da bolsa, observando algumas condições dispostas no edital.

– Bolsa Estágio:          
Essa modalidade o bolsista realizará estágio não remunerado exercendo e desempenhando atividade e funções com carga horária de 4 horas diárias, junto das Secretarias da Prefeitura Municipal de Taubaté, tendo como contrapartida a concessão da bolsa integral.

– Bolsa Servidor:         
Para participar dessa modalidade, obrigatoriamente, o bolsista deverá ser servidor municipal efetivo e, somente após aprovação em estágio probatório, terá metade do valor da mensalidade suportada por recursos do Fundo Municipal de Bolsas de Estudo, sem compromisso com ressarcimento futuro, salvo exceções descritas no edital.
Ao bolsista servidor municipal efetivo poderá ser concedida bolsa de 25% a 100%. O servidor contemplado com a bolsa servidor e que não a utilize em benefício próprio poderá transferi-la, uma única vez, a um descendente ou cônjuge. Também foi incluída nessa categoria a bolsa de ensino de distância, que obedecerá os mesmos critérios e requisitos da modalidade bolsa financiamento.

– Bolsa Pessoa com deficiência:
Nesta modalidade, o interessado com deficiência poderá participar desde que comprove sua deficiência através de laudo atualizado emitido por profissional habilitado, ficando o bolsista dispensado de ressarcimento.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais