COM COMORBIDADES Saúde

Taubaté inicia vacinação de crianças contra Covid-19 na próxima terça-feira

Imunização será direcionada para público de 5 a 11 anos, com comorbidade


Em 15/01/2022 18:17 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté inicia vacinação de crianças contra Covid-19 na próxima terça-feira
Locais de vacinação serão divulgados na segunda-feira (17) (FOTO: Divulgação/ PMT)

A Secretaria de Saúde começa na próxima terça-feira (18), a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades e deficiência (PCD).

Segundo as orientações do Governo do Estado de São Paulo, a vacinação para esta faixa etária inicia para crianças com as seguintes comorbidades e deficiências:

Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Talassemia; Síndrome de down; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; HIV.

Para a comprovação da comorbidade, deve ser apresentado documento original e entregue uma cópia de um destes documentos: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. Os documentos devem estar assinados pelo médico, constando seu CRM e o CID da comorbidade ou deficiência.

Além disso, é necessário apresentar RG, CPF ou Cartão SUS e o Cartão Sistema Informatizado Municipal – SIM ou comprovante de residência em Taubaté no nome do pai, mãe ou responsável legal. Outro documento obrigatório é a carteira de vacinação de rotina, para a verificação do intervalo de vacina de 14 dias, que é o prazo mínimo necessário entre qualquer vacina de rotina e a vacina contra a Covid-19.

Para agilizar o processo de vacinação, os responsáveis podem realizar o pré-cadastro no site: vacinaja.sp.gov.br, clicando no link para “Crianças até 11 anos”.

Caso o menor não esteja na presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Este termo fica retido no serviço de saúde que procederá com a vacinação. 

Os locais de vacinação serão divulgados na segunda-feira, dia que antecede o início da vacinação desta faixa etária.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais