SEGUNDO ESTUDO Saúde

Uso de máscara não afeta a respiração nem resposta cardiovascular durante exercício

Estudo com homens e mulheres não envolvidos em esporte competitivo avaliou exercício físico em intensidades moderadas a vigorosas


Em 05/01/2022 14:59 por redação/ Guia Taubaté


Uso de máscara não afeta a respiração nem resposta cardiovascular durante exercício
O uso da proteção não alterou significativamente o funcionamento corporal durante a prática de exercício moderado a pesado (FOTO: Freepik)

Embora possa causar algum desconforto, o uso de máscaras de tecido não interfere significativamente nos padrões de respiração e fisiologia cardiovascular durante a prática de exercício físico em intensidades moderadas a vigorosas. Foi o que mostrou estudo com homens e mulheres não envolvidos em esporte competitivo.

“O estudo mostra que os mitos de que o uso de máscara durante o exercício físico seria prejudicial, afetando, por exemplo, a saturação de oxigênio do sujeito, não se sustentam. O uso da proteção não alterou significativamente o funcionamento corporal durante a prática de exercício moderado a pesado”, afirma Bruno Gualano , professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e autor do artigo.

O estudo, apoiado pela FAPESP, foi divulgado na plataforma medRxiv , em formato pré-print, sem a revisão dos pares.

No estudo, realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP, 17 homens e 18 mulheres saudáveis realizaram testes ergoespirométricos em esteira – que avaliam as respostas cardiopulmonares por meio da troca de gases expirados e inspirados durante o exercício físico – em diferentes intensidades de esforço. Os participantes do estudo correram com máscara de tecido de três camadas e sem ela, numa outra sessão, para que a comparação fosse feita. Foram avaliadas diferentes intensidades de exercícios.

Os testes permitiram analisar uma infinidade de variáveis fisiológicas, como o consumo de oxigênio e a capacidade respiratória. “Também avaliamos medidas de funcionamento cardiovascular, a saturação de oxigênio e a acidose no sangue. A conclusão foi que as perturbações provocadas pela máscara foram muito pequenas, especialmente nas intensidades abaixo do esforço máximo, que são capazes de trazer enormes benefícios à saúde”, afirma Gualano.

Respostas fisiológicas compensatórias

Já nas altas intensidades – quando o sujeito faz o máximo esforço possível antes de entrar em cansaço extremo e parar o exercício – foi possível perceber pequenas alterações respiratórias. “Mas o organismo consegue lidar bem com isso, por meio de respostas fisiológicas compensatórias. A saturação de oxigênio, a frequência cardíaca, a percepção do esforço, os níveis de lactato (medida indicativa do equilíbrio ácido-base no organismo), a pressão arterial, tudo isso está dentro do esperado, mesmo com uso da máscara e em intensidades criticas”, afirma.

Empresas Sugeridas para Você

Acessórios para Veículos

Transforme seu carro com os melhores vidros e acessórios automotivos!

Imobiliárias

Encontre seu imóvel ideal em Taubaté com a Alexandra Akamine!

Imobiliárias

Encontre seu imóvel perfeito em Taubaté com Luiz Antonio!

Imobiliárias

Realize seu sonho imobiliário com a Bem Viver Imóveis!

Imobiliárias

Encontre seu lar ideal com a Imobiliária Danelli, sempre ao seu lado!

Imobiliárias

Realize o sonho da casa própria com a C. Rocha Nogueira Imóveis!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais