SAÚDE DA MULHER Saúde

Taubaté tem ações de prevenção durante o "Outubro Rosa"

Durante o mês haverá coleta de preventivos, através de demandas espontâneas nas unidades


Em 05/10/2022 12:12 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté tem ações de prevenção durante o
ações consistem em abordagem e “Sala de Espera” nas unidades, coleta de preventivos, solicitações de exames de mamas e parcerias com unidades escolares (FOTO: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Taubaté, em adesão ao Outubro Rosa, realiza ações de prevenção e cuidados a Saúde da Mulher.

Durante todo o ano, mas principalmente em outubro, o objetivo é a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, tanto de mama quanto de útero. Para tanto, as Unidades Básicas de Saúde irão durante todo o mês disponibilizar informações e promover uma reflexão sobre essas doenças, permitindo um maior acesso das mulheres ao serviço de saúde. Com intuito é antecipar diagnósticos e tratamentos a fim de reduzir as taxas de mortalidade do câncer nas mulheres.

As ações consistem em abordagem e “Sala de Espera” nas unidades, coleta de preventivos, solicitações de exames de mamas e parcerias com unidades escolares para a realização de palestras abordando assuntos relacionados à campanha “Outubro Rosa”.

Nas salas de espera, de todas as unidades de Pamos e ESFs, serão abordados semanalmente os seguintes temas: de 3 a 7 de outubro a “Importância do Outubro Rosa”, de 10 a 14 a temática gira em torno da “Importância da detecção precoce do Câncer de Mama”, de 17 a 21 a “Importância da coleta de preventivo e exames complementares, bem como a detecção de sintomas, diagnósticos precoces e a prevenção do Câncer de Útero” e de 24 a 28 orientações quanto a sinais e sintomas na menopausa.

Durante o mês haverá coleta de preventivos, através de demandas espontâneas nas unidades, com ênfase na coleta no “Dia D” estipulado para cada unidade, seguindo o cronograma abaixo:

6 de outubro|ESF Santa Isabel;
7 de outubro|Pamo São Pedro e ESF Santa Tereza;
10 de outubro|ESF Paiol;
11 de outubro|Pamo Santa Fé e ESF Chácara Silvestre;
17 de outubro|Pamos Baronesa, Cidade Jardim, Vila IAPI, Quiririm, Três Marias, São João (manhã) e Vila Velhas. E também, nas ESFs Novo Horizonte, São Gonçalo e Monjolinho.
18 de outubro|UBS Mais Fazendinha, ESFs Esplanada Santa Terezinha, Ana Rosa, Água Quente. E nos Pamos Bosque da Saúde, Estiva, Jardim Resende, Santo Antônio e São Carlos (manhã);
19 de outubro|UBS Mais Chácaras Reunidas Brasil, ESFs Barreiro, Vila São José, Vila São Geraldo, Vila Marli, Piratininga, Marlene Miranda, Estoril e Pouso Frio e nos Pamos Parque Paduan e São Carlos (manhã);
20 de outubro| Pamos Belém, Bonfim, Imaculada e ESFs Jaraguá e Sete Voltas e UBS Mais Mourisco;
21 de outubro| UBS Mais Aeroporto e UBS Mais Independência, ESFs Pinheirinho, Parque Planalto e Continental e Pamo São João (tarde);
25 de outubro| Pamo Registro;
26 de outubro: UBS Mais Gurilândia.

Além das ações mencionadas acima, a Rede especializada irá ampliar a oferta de vagas para ultrassom de mamas e transvaginal. O objetivo é fazer com que as mulheres que já possuem o pedido médico e aguardam em fila de espera possam realizar os exames com mais agilidade. Essas pacientes receberão uma ligação para agendamento.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais