BENEFÍCIO TRABALHISTA Serviços

Entenda o cálculo do décimo terceiro salário

Pagamento da primeira parcela deve ser realizado até o dia 30 de novembro


Em 16/11/2022 16:04 por Agência Brasil


Entenda o cálculo do décimo terceiro salário
Décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa (FOTO: José Cruz/ Arquivo/ Agência Brasil )
Fonoaudiologia Especializada

Transforme sua comunicação e saúde auditiva com nosso cuidado especializado!

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário, tem a primeira parcela paga até o próximo dia 30. A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de abril e 6 de maio. A segunda foi depositada de 25 de maio a 7 de junho.

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias.

Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

Cálculo proporcional

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente.

O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Reforma e Reparo Residencial e Comercial

Reformas e Reparos Rápidos em Taubaté: Orçamento Grátis!

Empresas Sugeridas para Você

Comunicação Visual

Transforme sua comunicação visual com faixas e adesivos personalizados!

Certificado Digital

Proteja suas transações online com Certificação Digital em Taubaté!

Terraplenagem

Transforme seu projeto com nossos serviços de terraplanagem e demolição!

Certificado Digital

Seu Certificado Digital em Taubaté: Rápido, Seguro e com o Melhor Preço!

Serralherias e Serralheiros

Qualidade em Serralheria: Barras, Tubos e Mais em Taubaté!

Terraplanagem

Transforme seu projeto com a líder em terraplanagem e locação de máquinas!

Curso e Treinamento Profissionalizante

Se torne Bombeiro Civil: Capacitação e Empregabilidade Garantidas!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Reforma e Reparo Residencial e Comercial

Reformas e Reparos Rápidos em Taubaté: Orçamento Grátis!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais