
Exposição em Taubaté celebra 90º aniversário de Mestre Justino
Desenhista e muralista autodidata nasceu em 1932 em Redenção da Serra e morreu em Taubaté, em 1994
Em 23/05/2022 15:10 por redação/ Guia Taubaté

Em comemoração aos 90 anos de Mestre Justino, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, lança a galeria de artes “Sebastião Justino”. Instalada no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes, a exposição conta com 16 obras originais do artista.
Também estão expostas as obras de releituras de Mestre Justino, feitas pelas crianças da rede municipal de ensino, que passaram a ser parte do acervo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ficando em exposição permanente no Centro Cultural.
No dia 31 de maio, data do encerramento da exposição, acontece a exibição filme sobre a vida e obra de Mestre Justino, documentário produzido pela TV Cidade, no cinema “Benedito Diaz Júnior”, também no Centro Cultural, às 17h.
Mestre Justino retratou em sua arte as tradições culturais e os costumes do povo do Vale do Paraíba. Suas obras reproduziam constantemente as manifestações culturais do povo, como festas religiosas, romarias, exaltava a figura do tropeiro e do homem do campo. Os murais produzidos pelo artista, muito comparados aos dos pintores mexicanos José Orozco e Diego Rivera, popularizaram sua arte que hoje se encontra em acervos espalhados pelo Brasil e também no exterior.
Sebastião Justino Faria, pintor, desenhista e muralista autodidata nasceu em 1932 em Redenção da Serra, viveu e morreu em Taubaté, no ano de 1994.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. O Centro Cultural Municipal Toninho Mendes fica na Praça Coronel Vitoriano, Centro de Taubaté.
Restauro das obras
Ainda no mês de maio começam os trabalhos de restauro dos murais de Mestre Justino. As obras estão espalhadas em diversos locais da cidade, como na Praça Dr. Barbosa de Oliveira e no DEIC, e o primeiro a ser restaurado será o do Museu Monteiro Lobato. Os trabalhos de recuperação foram autorizados pela família e serão coordenados pela professora Margarida Founier.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
