EM SOLENIDADE Politíca

Dia do Exército é celebrado pela Câmara de Taubaté

Solenidade foi marcada por homenagens e entrega do diploma de honra ao mérito


Em 20/04/2023 12:49 por redação/ Guia Taubaté


Dia do Exército é celebrado pela Câmara de Taubaté
Vereadores, representantes do exército e homenageados (FOTO: Eduarda Souza)

A Câmara de Taubaté realizou solenidade na última quarta-feira, dia 19, para celebrar o Dia do Exército Brasileiro. Foram homenageados com diploma de honra ao mérito o capitão Helder Camargo Porteiro, o 1º sargento Bruno Magnani Crespilho e o coronel Antônio Geraldo Rodrigues.

No discurso oficial, a vereadora Vivi da Rádio (Republicanos) lembrou que a data remete à Batalha de Guararapes, ocorrida no ano de 1648 em Pernambuco, quando as tropas portuguesas expulsaram o exército holandês.

“O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril como forma de celebrar a épica Batalha de Guararapes, na qual brasileiros, brancos, negros e índios, unidos pelo sentimento de pátria, expulsaram de Recife o invasor holandês e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro”, citou.

Criado em 1822 como órgão subordinado ao Ministério da Defesa, o Exército tem a missão de defender o território e a soberania brasileira e ajudar a população em caso de calamidades. É um dos três braços das forças armadas, ao lado da Marinha e da Força Aérea.

Homenageados

O 1º sargento Bruno Magnani Crespilho é formado pela Escola de Sargentos das Armas de Pirassununga (SP), onde serviu no Regimento de Cavalaria Mecanizado. Trabalhou em missões de segurança presidencial em Piracicaba, Franca e Araraquara, além de segurança durante a visita do Papa Bento XVI, em 2007. Está em Taubaté desde 2011, inicialmente no Centro de Instrução de Aviação do Exército e, após os cursos de combatente de montanha e de busca e salvamento, no 1º Batalhão de Aviação do Exército. Participou da intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018, da Operação Acolhida em 2021 e da Operação Sahy, em São Sebastião, em 2023.

“Eu me sinto honrado em estar aqui e receber essa homenagem. Sinceramente, me sinto pouco digno para isso, às vezes a gente trabalha sem perceber que tem gente observando a gente, mas trabalha com afinco, firme no objetivo. Agradeço à Câmara, por comemorar esse dia e abrir esse espaço para que a população civil saiba um pouco sobre nós”, disse Crespilho.

O capitão Helder Camargo Porteiro incorporou-se ao Exército em 2005, na Escola Preparatória de Cadetes de Campinas (SP), e está no posto atual desde 2016. Foi oficial subalterno no 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri (SP) e oficial subalterno no 2° Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté, onde integrou a 1ª Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral. Atuou na segurança da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, na intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018, operações de busca e salvamento em Mariana (MG) em 2015 e em São Sebastião (SP) em 2023.

“Agradeço essa homenagem, é uma honra receber o reconhecimento pelo trabalho realizado. Eu queria dizer também que esse trabalho nunca é individual, no Exército é sempre em grupo, é reflexo do trabalho em grupo. Sozinho eu não conseguiria fazer nenhum trabalho, nenhum resgate, se não houvesse uma equipe por trás auxiliando, e eu também auxiliando outras equipes à frente, fazendo esse esforço, esse trabalho”, falou Camargo.

Coronel da reserva, Antônio Geraldo Rodrigues formou-se pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1990, especializou-se em manutenção de aeronaves, operações militares, formação estratégica e logística de aviação. Foi comandante da Companhia de Material Bélico em Santa Maria (RS), e, em Taubaté, da Companhia de Suprimento e Transporte de Aviação e do Centro de Instrução. Chefiou ainda a comissão de fiscalização de material em Duque de Caxias (RJ). Passou para a reserva em 2016.

“A data é importante para nossa força terrestre e também para a nossa nação, com dimensões continentais, possuidora de riquezas incalculáveis, como a Floresta Amazônica e o Aquífero Guarani, com a quinta maior extensão territorial do planeta, a sétima posição em número de habitantes e a décima colocação entre as maiores potências econômicas do mundo. Esses dados são muito relevantes e mostram a importância de se ter um exército operacional para proteger o Brasil, alvo permanente da cobiça das outras nações do planeta", afirmou Geraldo.

Também fez uso da tribuna o comandante de Aviação do Exército, o general de brigada Carvalho Lima.

Participaram da solenidade os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Marcelo Macedo e Paulo Miranda, do MDB.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais