APROVAÇAO UNÂNIME Politíca

Câmara aprova suspensão da taxa de luz em Taubaté

Proposta depende de segunda votação e, em caso de aprovação, de sanção do prefeito


Em 07/06/2023 09:51 por redação/ Guia Taubaté


Câmara aprova suspensão da taxa de luz em Taubaté
Autor aponta que a descontinuidade do serviço traz inúmeros transtornos à população (FOTO: Divulgação)
Consórcio

Realize seu sonho de casa ou carro com nosso consórcio acessível!

A Câmara de Taubaté aprovou o projeto de lei complementar, de autoria do vereador Diego Fonseca (PSDB), que suspende a cobrança da taxa de iluminação pública criada pela Lei Complementar 358, de 29 de dezembro de 2014, até que uma empresa especializada em serviços de engenharia elétrica para manutenção e expansão de iluminação pública seja contratada, e o serviço seja restabelecido.

O projeto teve aval em primeira votação no dia 6 e depende de segunda discussão e votação para que seja encaminhado à sanção do chefe do Executivo.

Na justificativa do projeto, o autor aponta que a descontinuidade do serviço traz inúmeros transtornos à população, principalmente no tocante à segurança pública, e questiona principalmente que o trabalho está suspenso, porém, a cobrança continua ocorrendo.

Além disso, era de conhecimento da administração pública que existia uma data definida para o término do contrato anterior, que não poderia ser renovado, e “o mínimo de se esperar era que uma nova licitação já estivesse sendo preparada, evitando assim a descontinuidade do serviço prestado”.

O vereador alerta ainda que, em e-mail enviado ao seu gabinete, o então secretário de Serviços Públicos, Alexandre Magno, comunicou que o pregão eletrônico 1/23, que cuida da contratação de empresa especializada em serviços de engenharia elétrica para essa finalidade, estava adiado sem data para acontecer.

A taxa de luz, como é conhecida a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), incide sobre imóveis edificados ou terrenos localizados em áreas urbanas e rurais e utilizadas para fins residenciais, comerciais, industriais e demais classes de consumo de energia elétrica.

Emenda apresentada pela Comissão de Serviços Públicos inclui, no texto, a proibição da cobrança da CIP sempre que houver extinção do contrato do serviço de manutenção, expansão e modernização do sistema de iluminação pública. Neste caso, o Poder Executivo deve informar imediatamente o ocorrido à concessionária distribuidora de energia elétrica.

Manutenção de Máquinas de lava louça

Seu eletrodoméstico com problemas? Solução rápida e garantida em Taubaté!

Empresas Sugeridas para Você

Manutenção de Máquinas de lava louça

Seu eletrodoméstico com problemas? Solução rápida e garantida em Taubaté!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Consórcio

Realize seu sonho de casa ou carro com nosso consórcio acessível!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais