UNITAU participa do Prêmio AMVALE de Gestão Responsável
Professores da Universidade de Taubaté colaboram na avaliação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável regional.
Em 26/11/2024 19:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté
A Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVale) promoverá, nesta sexta-feira, 29 de novembro, o Prêmio de Gestão Responsável. O evento tem como objetivo reconhecer iniciativas de gestão pública que promovem transparência, eficiência e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão que contou com a participação de professores da Universidade de Taubaté (UNITAU).
A participação da UNITAU no processo avaliativo foi articulada pelo Centro de Estudos UNITAU Sustentável (CEUS), sob a liderança da Profa. Dra. Fabrina Moreira Silva. A professora destacou o compromisso da universidade em contribuir para o fortalecimento da gestão pública regional.
Os professores do CEUS atuaram como avaliadores técnicos, examinando os projetos em duas etapas e emitindo pareceres com sugestões de melhoria, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
“Recebemos um convite da AMVALE para participar como avaliadores. Ao todo, revisamos 83 projetos de prefeituras e entidades públicas, considerando a ligação com a sustentabilidade e os ODS”, explicou a docente.
Na primeira fase, os trabalhos foram apresentados por meio de resumos e, na segunda, com evidências mais detalhadas de cada um dos autores. A seleção culminou na escolha dos três melhores projetos, que se destacaram pelo impacto positivo e pela aderência aos princípios do prêmio.
Os projetos inscritos foram avaliados com base em quatro principais critérios: Gestão Responsável, Inovação, Abrangência/Extensão do Impacto e Replicabilidade/Escalabilidade.
Foco na sustentabilidade regional
O Prêmio AMVALE de Gestão Responsável reforça a importância da colaboração entre instituições de ensino e pesquisa, como a UNITAU, e os gestores municipais da região. Além disso, evidencia o compromisso da universidade em contribuir para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos princípios dos ODS e incentivando práticas responsáveis em todas as esferas da gestão pública.
“A parceria AMVALE/UNITAU amplia a visibilidade e o alcance das práticas de gestão responsável, além de fortalecer a comunicação dessas iniciativas de forma estratégica e sustentável, promovendo o reconhecimento das ações municipais, inspirando gestores públicos e privados, e consolidando o prêmio como um modelo de incentivo à implementação de políticas públicas sustentáveis”, declarou o Diretor Executivo da AMVALE, Clodomiro Júnior.
Para saber mais sobre os finalistas do prêmio e os projetos, acesse aqui.