CRIME Plantão

Justiça torna réus dois homens por envolvimento na morte de advogado em Taubaté

Leonardo Bonafé, de 25 anos, foi assassinado em agosto deste ano; suspeitos são acusados de fornecer suporte logístico ao crime.


Em 10/12/2024 13:00 por Redação Guia Taubaté


Justiça torna réus dois homens por envolvimento na morte de advogado em Taubaté
Com informações de TV Vanguarda. (FOTO: Lucas Rodrigues/TV Vanguarda)

A Justiça acatou uma denúncia do Ministério Público e tornou réus dois homens acusados de envolvimento na morte do advogado criminalista Leonardo Bonafé, executado em Taubaté no dia 28 de agosto deste ano.

Leonardo, que tinha 25 anos, era filho do advogado e candidato a prefeito de São Luiz do Paraitinga, Flavio Bonafé (MDB). Ele foi atingido por pelo menos seis disparos de arma de fogo ao chegar ao trabalho e não resistiu aos ferimentos.

Os réus, Carlos Ramon da Silva Gonçalves e Marcelo Henrique Carvalho Coppi, estão presos. Eles foram denunciados por homicídio qualificado, acusado de “uso de traição, emboscada ou outro recurso que dificulte a defesa da vítima”.

A investigação

De acordo com a denúncia, Carlos e Marcelo não são os executores do crime, mas forneceram suporte logístico.


“Eles foram os responsáveis pelo preparo e fornecimento do veículo utilizado para a ação delitiva aos executores, de qualificação ainda desconhecida”, destacou o Ministério Público.


O veículo em questão, um Jeep Renegade preto clonado, foi usado pelos criminosos no momento da execução e encontrado queimado na estrada do Sete Voltas, na zona rural de Taubaté, após o crime.

Segundo a Justiça, Marcelo era o possuidor do veículo e foi responsável por levar o carro a um estabelecimento onde ele foi adulterado. Carlos teria entregue o veículo aos executores. “Marcelo ainda auxiliou Carlos em sua fuga para a cidade de Valinhos”, apontou o juiz Pedro Henrique do Nascimento Oliveira.

Ainda de acordo com as investigações, mensagens recuperadas dos celulares dos réus mostram que Carlos pediu a um motoqueiro que verificasse a presença de câmeras no local onde o veículo foi entregue aos executores, demonstrando preocupação com a investigação.

Prisão preventiva e defesa

Marcelo foi preso no dia 6 de setembro, enquanto Carlos foi localizado em Valinhos em 17 de outubro. A Justiça manteve as prisões preventivas de ambos.

A defesa de Marcelo negou “veementemente” a participação dele no crime e afirmou que ele não estava no local da execução. A defesa de Carlos não se pronunciou.

Relembre o crime

O advogado Leonardo Bonafé foi assassinado por volta das 10h10, enquanto estacionava o carro para trabalhar na rua Newton de Vasconcellos, no Parque Três Marias. Segundo a Polícia Civil, o advogado foi atingido por seis tiros.

Leonardo foi velado na capela das Mercês, em São Luiz do Paraitinga, e enterrado no cemitério da cidade. Na ocasião, a assessoria de Flavio Bonafé afirmou que o jovem “teve seus sonhos interrompidos por um crime bárbaro ainda sem respostas”.

A investigação continua para identificar os executores e as motivações do crime.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais