EX-PREFEITO Politíca

Ortiz Júnior (PSDB) é chamado para assumir como deputado estadual na Alesp

O ex-prefeito da cidade foi convocado como suplente pela federação PSDB/Cidadania. Apesar disso, refiliação do político é questionada internamente pelo partido tucano.


Em 26/12/2024 15:00 por Redação Guia Taubaté


Ortiz Júnior (PSDB) é chamado para assumir como deputado estadual na Alesp
Com informações de TV Vanguarda. (FOTO: Caique Toledo/OVALE)

Ex-prefeito de Taubaté e derrotado nas eleições municipais deste ano, Ortiz Junior (PSDB) foi chamado para assumir uma vaga como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo a partir de 6 de janeiro de 2025. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (23) e assinada pelo presidente da Alesp, André do Prado (PL).

De acordo com a publicação, Ortiz vai herdar a vaga de Vinicius Camarinha, que foi eleito prefeito de Marília e deixará o mandato como deputado estadual.

A convocação é como suplente pela federação PSDB/Cidadania. Ele voltou a se filiar ao PSDB, uma vez que, nas eleições deste ano concorreu pelo partido Republicanos. 

De acordo com o sistema da Justiça Eleitoral, ele está filiado ao PSDB desde o dia 12 de novembro. A refiliação do político, no entanto, é questionada internamente pelo partido tucano.

Ainda conforme o TSE, o "lançamento de desfiliação com pendência de comunicação à Justiça Eleitoral". O artigo mencionado trata de cancelamento imediato de filiação em caso de expulsão ou outras formas previstas no estatuto, com comunicação obrigatória em 48h a contar da decisão.

A assessoria de imprensa de Ortiz Junior informou que o político segue filiado no PSDB e que não foi notificado de nenhuma judicialização sobre a refiliação.

Apesar do registro no TSE, a executiva nacional do PSDB informou que declarou nula a refiliação de Ortiz por irregularidades, "reafirmando que a tentativa de voltar ao PSDB desrespeitou o Estatuto partidário".

Acrescentou ainda que a refiliação tinha como "único objetivo de ocupar o lugar na Alesp". O PSDB ainda informou que a vaga aberta na Alesp será assumida por Damaris Moura (PSDB).

O Vale do Paraíba tem outros dois representantes na Alesp: Dr. Elton (União Brasil) e Letícia Aguiar (Progressistas). Edmir Chedid (União Brasil) também tinha uma cadeira, mas deixou a Alesp para assumir a Prefeitura de Bragança Paulista.

Contas aprovadas

Na sexta (20), os vereadores de Taubaté aprovaram as contas municipais de 2020, da gestão de Ortiz Junior, ex-prefeito da cidade. As contas foram colocadas em votação em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal.

Você pode conferir esta matéria clicando aqui.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais