FILAS DE ESPERA Serviços

Fila de espera por creches em Taubaté cresce 22% no mês de junho

O mês de junho finalizou com 657 crianças na fila de espera, sendo 22% maior em relação ao mês de maio, com 537 nomes. A maior demanda é por vagas no berçário, seguida por maternal I e II.


Em 23/07/2024 15:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Fila de espera por creches em Taubaté cresce 22% no mês de junho
Fila de espera por creches em Taubaté cresce 22% no mês de junho (FOTO: Divulgação/ PMT)

Taubaté encerrou o mês de junho com 657 crianças na fila de espera por uma vaga nas creches municipais, um aumento de 22,3% em relação ao fim de maio, quando a lista contabilizava 537 nomes. A maior demanda é por vagas no berçário (460), seguida por maternal I (137) e maternal II (60).

Durante a campanha de 2020, o prefeito José Saud prometeu "zerar a fila de espera das creches, abrindo novas salas e fazendo parcerias". No entanto, essa meta ainda não foi alcançada.

Em novembro de 2021, a Secretaria de Educação anunciou um chamamento público para contratar vagas em creches particulares. Contudo, em agosto de 2023, a pasta admitiu que a proposta não seria levada adiante, alegando que "um estudo" indicou inviabilidade devido à localização da demanda reprimida.

Até agora, a única creche inaugurada no governo Saud foi a do Bardan, em junho de 2021, com capacidade para 150 crianças. Essa unidade começou a ser construída em abril de 2018, na gestão do ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos).

A única creche iniciada durante o governo Saud, localizada na Estiva, resulta de um convênio firmado com o governo estadual em 2014, também na gestão anterior. A unidade, que terá seis salas de aula e capacidade para até 150 crianças, deveria ter sido concluída em março deste ano, mas o contrato foi prorrogado para setembro.

Questionada sobre a falta de novos convênios estaduais ou federais para a construção de creches, a administração Saud afirmou ter apresentado dois projetos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Um dos projetos foi aprovado, mas está vinculado ao Sedes 2, que ainda não tem previsão de execução. O outro, para uma creche no Parque Aeroporto, permanece em análise.

O governo Saud destacou a implantação de uma nova unidade de ensino infantil no prédio do antigo Colégio Saad, adquirido no fim de 2021 por R$ 21,933 milhões – aquisição que motivou uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público contra o prefeito. No entanto, apenas 65 crianças estão matriculadas nessa creche este ano.

Além disso, argumentou ainda que está utilizando recursos próprios para a ampliação, reforma e adaptação de diversas unidades escolares, garantindo 247 novas vagas em creches até agora, com a previsão de criação de outras 900 vagas até o fim do ano, com a conclusão das obras em oito unidades adicionais.


Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais