ELEIÇÕES Eleições 2024

Eleições 2024: Veja as propostas dos candidatos para reduzir a fila de espera nos atendimentos da saúde de Taubaté

No bate-papo com os candidatos à prefeitura de Taubaté, o Guia Taubaté perguntou sobre a saúde na cidade, sendo a questão da fila de espera uma das perguntas.


Em 30/09/2024 17:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Eleições 2024: Veja as propostas dos candidatos para reduzir a fila de espera nos atendimentos da saúde de Taubaté
Guia Taubaté perguntou sobre a saúde na cidade, sendo a questão da fila de espera uma das perguntas. (FOTO: Arquivo Guia Taubaté)

Como parte da cobertura das eleições 2024, o Guia Taubaté elaborou um bate-papo com os candidatos à Prefeitura de Taubaté. O objetivo foi de esclarecer aos eleitores as propostas de governo de cada candidato, conforme os temas mais relevantes à população, baseadas nos planos de governo, e também perguntas enviadas pelos internautas.

Entre os temas abordados durante as entrevistas, o Guia Taubaté questionou sobre a Saúde na cidade, levando em consideração também as últimas pesquisas, como a da Ipec, que revelou que 79% dos eleitores apontaram esta área como a mais problemática do município.

Com isso, a pergunta feita aos candidatos foi: “Sobre isso, uma das questões que mais repercutiram é sobre as filas de espera de atendimento: Quais são as propostas para reduzir a fila de espera nos atendimentos e melhorar o acesso aos serviços de saúde na cidade?”.

Veja as respostas dos candidatos:

Coronel Paulo Ribeiro (PT)

O candidato diz que, se eleito, que vai habilitar os PAMOS e as ESF para fazer coleta de exames para evitar deslocamento excessivo dos munícipes, exemplificando com o caso que relatou do Parque Três Marias em que os munícipes pegam as requisições nos Pamos e ESF, e se deslocam até 4 km a pé com o seu material coletado para entregar nesse laboratório, que tem uma demora de até quatro meses.

Além disso, também fala sobre a questão do Hospital Municipal Universitário de Taubaté, que se eleito, irá continuar com o hospital municipal, mas irá estabelecer parceria com o governo estadual e o federal, para que eles momentaneamente assumam as três áreas do HMUT, enquanto equilibram as finanças.


“(...) Não adianta querer construir um novo hospital se nós não estamos conseguindo nem manter esse que já tem estrutura física, estrutura humana, por que mentir para a população dizendo que será viável construir outro. O que é que nós temos que fazer: estabelecer uma parceria com o governo estadual e federal, para que eles momentaneamente assumam essas três áreas, enquanto em médio prazo nós vamos saneando as finanças do Hospital Municipal, e em longo prazo, depois de saneado, ampliarmos as instalações, e com isso, ampliar a capacidade de atendimento”.


Para conferir a entrevista, clique aqui.

Sérgio Victor (Novo)

Sérgio Victor, do Novo, diz que quando se trata de zerar as filas, é necessário, em primeiro momento, melhorar a resolutividade nos postos de saúde, e se eleito irá recorrer meios para garantir que os postos de saúde tenham os médicos e medicamentos necessários. 

Também, comentou sobre melhorar a transparência das filas de espera. Se eleito, diz que irá incluir a telesaúde para auxiliar os clínicos gerais para compreender quais são as principais demandas e também a serem mais “resolutivos”. Além do mais, irá fazer uma transformação digital para os cidadãos, para que tenham um prontuário eletrônico.


“(...) Se você não tiver tecnologia, você vai fazer um mutirão, vai começar a ligar para as pessoas vai ver que tem muita gente com o número errado, daí você não consegue atender, você vai ver que tem muita gente que já fez no privado, vai ver tem muita gente que já fez no próprio público e não foi conectado a sistema. Então, essa transformação digital ajuda você a ter clareza da fila, depois a gente vai zerar com parcerias com iniciativa privada fazendo mutirões, mas sendo assertivo (...)”.


Para conferir a entrevista, clique aqui.

José Saud (PP)

O candidato comentou sobre o mutirão de catarata, mas foi questionado pelo Ministério Público porque estava realizando o mutirão, e comenta como é complicado o que pode ser feito pelo município, e o que não pode ser feito.

“(...) Nós temos que fazer mutirões, conseguimos fazer, mas faltou recurso, faltou dinheiro. Se eu tivesse dinheiro com certeza eu teria, se eu tivesse hospital com certeza eu teria feito muito mais, mas não deu. Não deu porque ele deixou uma dívida enorme e não tenho, ou você faz alguma coisa, ou você faz outra. O mutirão é uma coisa bacana para a gente fazer, porque quando a gente tira os nossos dessa fila. É complicado, porque quando eu fiz o mutirão de catarata eu fui questionado pelo Ministério Público porque eu estava fazendo se é responsabilidade do Estado. (...)”.

Para conferir a entrevista, clique aqui.

Márcia do PL (PL)

Márcia, do PL, fala sobre o seu plano de governo, que tem o compromisso de atingir 85% da atenção básica, e diz que, se eleita, irá readequar as UPAS para ter o reconhecimento do Ministério da Saúde, para assim trazer investimento.

Além disso, a candidata comenta sobre a fiscalização do financeiro da gestão na área da saúde.


“(...) Então a gente precisa fazer uma gestão séria, comprometida, porque a gente gasta 37% do nosso orçamento hoje em saúde e a população tá totalmente desprotegida então esse dinheiro tá parando em algum lugar, e a gente precisa fazer essa fiscalização, essa auditoria para que a gente garanta que o dinheiro público chegue na mão da população, o serviço essencial chegue na mão da população, garantindo que o dinheiro volte para ela com eficiência.”


Para conferir a entrevista, clique aqui.

Loreny (Solidariedade)

A candidata Loreny, do Solidariedade, fala também da transparência nas filas de espera, que seria algo para ajudar a começar a resolver o problema. Se eleita, diz irá melhorar os procedimentos internos da saúde para agilizar as filas.

Ademais, também fala sobre implementar no São Lucas a clínica de especialidades médicas.


“(...) Agora, como prefeita, quero melhorar os procedimentos internos da saúde, o Doutor Oscar me ensinou que desse jeito é fácil, não custa dinheiro, você melhora os procedimentos e você agiliza a fila. Às vezes, tem médico que pede exame que é desnecessário, às vezes encaminha para o especialista quando ele mesmo poderia já pedir o exame e fazer o diagnóstico antes de fazer a pessoa entrar na fila do outro médico especialista. Eu vou criar e estou lançando aqui para vocês esse estudo que a gente concluiu agora durante a campanha em primeira mão: a gente vai tentar implementar lá no São Lucas a clínica de especialidades médicas. (...)”


Para conferir a entrevista, clique aqui.

Ortiz Júnior (Republicanos)

O Guia Taubaté tentou estabelecer contato diversas vezes com o candidato à Prefeitura de Taubaté, Ortiz Júnior, para agendar uma entrevista. Contudo, de acordo com a assessoria do candidato, não foi possível concretizar a entrevista devido à sua agenda cheia.

Confira mais informações do candidato Ortiz Júnior no Hotsite das Eleições 2024 do Guia Taubaté clicando aqui.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais