Obra emergencial para fechar cratera em Taubaté deve durar ao menos 30 dias
Cratera se abriu nesta quarta-feira (22) no bairro Estiva durante temporal que atingiu a cidade.
Em 23/01/2025 09:00 por Redação Guia Taubaté
Nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a Prefeitura de Taubaté informou que vai iniciar uma obra emergencial para fechar uma cratera que se abriu na Avenida Antônio Philadelpho Pinto, no bairro Estiva, durante um temporal na cidade.
Em entrevista a Rede Vanguarda, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Oliveira Neto, não estimou o valor para obra, que deve durar pelo menos 30 dias.
"O valor atual não conseguimos ainda medir pelo tamanho do buraco. Temos previsão inicial de pelo menos 30 dias, ocorre que pode ser um prazo estendido porque não adianta arrumar só o buraco, vamos ter que ver toda parte da rua, como está em outros pontos para que a gente faça uma obra definitiva, não simplesmente tapar um buraco".
O buraco se abriu na tarde desta quarta-feira (22) e tomou conta da via. Em imagens enviadas por moradores é possível ver que o buraco atinge os dois lados da pista. Além do asfalto ceder, também foram formadas diversas rachaduras no chão. A via foi interditada.
Oliveira Neto explicou que a estrutura das casas não foi atingida, segundo avaliação dos técnicos da prefeitura.
"Iremos iniciar obras hoje. Primeira coisa que será feita é a contenção desse talude que se abriu para evitar que as casas sejam atingidas. Elas não foram atingidas, estão com as estruturas intactas, mas se a gente não fizer essa obra emergencial poderia existir esse risco. Nossos equipamentos já estão vindo pra cá, vamos tirar essa massa que tem no buraco, fazer um tubo lateral para que a obra tenha condições de escoamento e fazer a contenção da encosta do buraco. A partir daí, vamos fazer a recuperação".
Os moradores relatam que o problema começou com um buraco pequeno, por volta do dia 28 de dezembro. Os moradores alegam que a Defesa Civil esteve no local e sinalizou a via na época.
Na tarde desta quarta-feira, enquanto chovia, o asfalto cedeu e abriu uma cratera. O local está sinalizado com cones.
Estragos da chuva
A Defesa Civil estadual informou que Taubaté registrou seis quedas de árvores e pontos de alagamento por causa das chuvas. Uma das árvores caiu sobre um veículo que estava estacionado. Não houve vítima.
Entre as vias que tiveram alagamento estão as ruas Giuseppe Tomazielo, Barão da Pedra Negra, Adalberto Bogsan e Benedito Anacleto de Almeida. A moradora de uma casa precisou ir para a casa de um parente.