
Feira em Taubaté promove conexões entre alunos e empresas
O evento, realizado pela Universidade de Taubaté nesta última quarta-feira, 23 de abril, reuniu empresas da região e instituições que ofereceram apoio e incentivo ao desenvolvimento profissional dos alunos.
Em 24/04/2025 18:40 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté
Atualizado há 4 horas
Nesta quarta-feira, 23 de abril, a Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou a tradicional Feira de Oportunidades, desta vez, no campus JUTA. O evento teve como objetivo conectar universitários e alunos do ensino médio ao mercado de trabalho e a grandes empresas, promovendo a empregabilidade e o desenvolvimento profissional na região.
Com a participação de mais de 15 organizações da região, segundo a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, a conexão entre alunos, empresas e a Universidade contribui não somente para a formação do universitário, mas também para as empresas que esperam ter profissionais qualificados:
“Quando tiramos o estudante da sala de aula e o colocamos em contato com a realidade do mercado, proporcionamos uma formação mais completa. As empresas, por sua vez, têm a chance de conhecer e dialogar com os futuros profissionais da região”, afirma.
A proposta de preparar os jovens para um mercado em constante transformação também foi destaque na palestra ministrada por Rodrigo Adib, superintendente institucional e de inovação do CIEE.
Com o tema “Não planeje só uma carreira, planeje procurar problemas para resolver”, o especialista abordou o papel do estudante na construção ativa de sua trajetória.
“É fundamental esse contato proporcionado pelo evento. A juventude precisa de muita informação e orientação sobre o caminho que ela precisa seguir. A gente discutiu muito isso, sobre qual o perfil que os empreendimentos vêm buscando e quais habilidades são necessárias que são requisitadas para esse profissional se dar bem”, afirma Rodrigo Adib.
Nesse sentido, a Pró-reitora Estudantil da UNITAU, explica que a Feira de Oportunidades é uma forma de inovação em diversos aspectos, tanto no pedagógico, quanto na aproximação entre universidade, empresas e sociedade.
“A inovação está presente não só na tecnologia, mas na forma como ensinamos, nas experiências que proporcionamos fora da sala de aula. Quando o aluno participa de um evento como esse, ele aprende de outro jeito, ao se conectar com empresas, com tecnologias avançadas, com profissionais da área. Isso amplia a visão dele sobre o que precisa desenvolver para se tornar um profissional inovador e preparado para transformar a realidade em que vive”, pontua a Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues.
Entre os participantes, estiveram grandes empresas da área de engenharia com atuação internacional, que contribuíram com dinâmicas, oficinas e a apresentação de soluções adotadas no setor.
Empresas da região também marcaram presença com foco em inovação tecnológica.
Uma delas apresentou um projeto que captura da realidade feito através do escaneamento 3D a LASER, voltado para projetos de engenharia Industrias BIM e posteriormente em realidade virtual (VR), permitindo ao público uma experiência prática destas áreas.
Outra desenvolvedora da região levou ao evento a plataforma Arkite, um sistema inteligente de montagem guiada que utiliza projeções visuais para orientar o operador em cada etapa do processo.
Além de fornecer instruções passo a passo, a tecnologia também verifica, em tempo real, se os procedimentos estão sendo executados corretamente, promovendo maior eficiência e precisão nas linhas de produção.
Para o CTO da empresa, a conexão gerada pelo evento foi fundamental para networking e elaboração de próximos passos na empresa.
“Para a gente, o networking é bastante importante. Ter tido contato com outras empresas que a gente tem interesse, e, obviamente, a oportunidade de captação de estágio, foi ótimo. Além disso, acredito que conseguimos agregar com uma novidade, porque é difícil ver tecnologia aqui na região, então trazer o nosso produto também foi um diferencial”, afirma Renato Cescon.
O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (Hitt) também reforçou a importância da feira para o ecossistema local e para a cultura da inovação na cidade.
“Aqui dentro da Universidade, é um celeiro de oportunidades. Quando as pessoas estão estudando, eu consigo entender que o conhecimento aplicado é onde tem fonte de gerar valor. Então, dentro dessa conexão, é super importante o aluno entender, desde quando ele entra na universidade, que o conhecimento que ele vai adquirir pode ser aplicado. Por isso, o Hitt estar aqui para fazer essa ponte é fundamental para poder ajudar também na cultura da inovação”, explica Altair Emboava, gestor do Hitt.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
