PATAS QUE ACOLHEM Serviços

Projeto da Medicina UNITAU leva pets para visitar pacientes internados

“Patas que Acolhem”, em conjunto com o Hospital Regional do Litoral Norte, tem como propósito promover a saúde mental e bem-estar por meio da visita de pets treinados aos pacientes internados. 


Em 03/05/2025 13:00 por Redação Guia Taubaté


Projeto da Medicina UNITAU leva pets para visitar pacientes internados
Projeto da Medicina UNITAU leva pets para visitar pacientes internados (FOTO: ACOM/UNITAU)

Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) iniciaram as atividades do Projeto de Extensão “Patas que Acolhem”, em conjunto com o Hospital Regional do Litoral Norte.

A primeira atividade foi realizada no dia 24 de abril, onde o golden retriever Scooby visitou dois pacientes. A iniciativa promove saúde mental e bem-estar por meio da visita de pets treinados aos pacientes internados. 

A atividade dos estudantes começou a ser desenvolvida por meio da Liga de Humanidade e Saúde, logo no início da graduação da aluna do 6º semestre, Rauany Forte Rodrigues dos Santos, com o objetivo de promover conforto para além do atendimento.

“Nessa Liga de Humanidade e Saúde, a gente sempre teve essa vontade porque ia trazer um pouco mais de conforto na parte da assistência e sem depender muito do nosso atendimento em si, do diagnóstico, do tratamento e de medicamentos”, conta Rauany.

A universitária ainda destaca a importância do apoio do Hospital Regional de Caraguatatuba e da Universidade de Taubaté para a realização do projeto que marca positivamente o bem-estar dos pacientes atendidos pelos universitários e pela equipe médica.

“Toda assistência que a gente teve para desenvolver foi com uma psicóloga do Hospital Regional. Ela abraçou essa ideia e ajudou a gente em todo o desenvolvimento do trabalho, mas a gente ainda precisava de um orientador da UNITAU, então fiz uma proposta para a Profa. Ma. Juliana Guimarães dos Santos se pudesse abraçar nossa ideia e ela aceitou ser a nossa coordenadora do projeto de extensão, o que tornou tudo possível. Foi aí que conseguimos a primeira visita do Scooby ao hospital, que foi memorável”, relata a aluna.

“Cãolaboradores” em ação

O projeto Patas que Acolhem acontece toda quinta-feira no Hospital Regional de Caraguatatuba, por meio de uma parceria com o núcleo psicossocial do centro médico no litoral, durante o período da manhã com a visita de “cãolaboradores”, ou seja, cães voluntários na ação com seus tutores.

A primeira visita aconteceu por meio do aluno Thiago Villela Podadera Costa do 6º semestre de Medicina. Ele é vizinho de Leandro de Oliveira e Renata Cristina Alves de Barros, tutores de Scooby, golden retriever adestrado desde filhote, tornando possível o acolhimento especial aos pacientes.

Scooby realizou a visita tanto para a equipe médica presente no local quanto a dois pacientes que já haviam confirmado interesse na terapia assistida por cães que estava sendo desenvolvida no centro médico, dentre eles: Melissa e Marcos. 

“O ambiente hospitalar se encheu de vida, carinho, expectativa e felicidade. Estava transbordando felicidade. Eu acho que essas iniciativas, elas mostram que a terapia assistida por animais, é uma forma dos próprios colaboradores e das pessoas que estão internadas buscarem uma força maior através dos animais [...]  A prática permite que as pessoas fiquem mais leves e os pacientes encontram mais uma perspectiva para continuar a sua luta”, descreve Thiago.

O estudante acrescenta que a turma responsável pelo projeto Patas que Acolhem já está em contato com novos colaboradores, com o objetivo de ampliar a participação de outros animais nas visitas ao centro médico.

A proposta é de que os encontros aconteçam de forma alternada, proporcionando ao ambiente hospitalar diferentes experiências e interações com os cães terapeutas.

“Nós teremos outros cachorrinhos, outros cãolaboradores e seus tutores, por assim dizer, na fila. Além do Scooby, serão mais três cachorros e a cada semana, toda quinta-feira, será um animal diferente em cada visita ao Hospital Regional [...] A tendência é que as pessoas fiquem menos no hospital, mas quanto mais elas ficarem, mais elas terão uma recepção calorosa e amigável para o projeto caminhar com ainda mais animais”, explica.

Importância do acolhimento canino

A iniciativa promovida pelo curso de Medicina UNITAU, além de proporcionar um espaço mais agradável às pessoas presentes na instituição, também auxilia diretamente na recuperação e na saúde mental dos pacientes e na rotina de profissionais de saúde.

Eliana Galano, coordenadora psicossocial do Hospital Regional do Litoral Norte, explica os principais benefícios das atividades com os cães terapêuticos dentro do ambiente hospitalar.

“Os estudos já mostram que o contato com o animal, além de trazer conforto, vai reduzir a ansiedade, melhorar os estados de humor e até contribuir para a recuperação dos pacientes. Para os pacientes, é um alívio emocional, porque traz leveza e proporciona uma sensação de acolhimento e até melhores respostas ao tratamento. Enquanto para os profissionais, é uma forma de também trazer mais leveza na rotina do dia a dia. Lembrando o porquê de todas as suas escolhas em cuidar do outro [...] São esses momentos que acabam reforçando o espírito de equipe, valorizando o trabalho com empatia e criando uma cultura institucional mais sensível às necessidades emocionais.”

Na visão dela, a parceria que envolve os estudantes da Universidade de Taubaté com o hospital ainda traz maior conexão com a prática médica e valoriza uma característica essencial para o atendimento direcionado à comunidade local: empatia e cuidado.

“No meu ponto de vista, a parceria está sendo extremamente valiosa. Essas ações acabam ampliando a atuação da universidade, para além da sala de aula, porque permitem que os alunos vivenciem na prática os desafios e as possibilidades de um cuidado mais humanizado e mais empático. E, ao mesmo tempo, essas iniciativas oferecem benefícios reais à comunidade atendida pelo nosso hospital, que passa a ter acesso a experiências inovadoras e acolhedoras”, finaliza.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais