AUDIÊNCIA PÚBLICA Politíca

Projetos da CCR para Taubaté são debatidos na Câmara

O intuito foi para debater os projetos da empresa CCR RioSP, a fim de aprimorar a segurança, a mobilidade e o desenvolvimento urbano do município. 


Em 17/06/2025 17:00 por Redação Guia Taubaté


Projetos da CCR para Taubaté são debatidos na Câmara
Projetos da CCR para Taubaté são debatidos na Câmara (FOTO: Mariana Valente/CMT)

A Câmara de Taubaté realizou audiência pública no dia 13 de junho, última sexta-feira, para debater os projetos da empresa CCR RioSP, a fim de aprimorar a segurança, a mobilidade e o desenvolvimento urbano do município. 

A audiência teve iniciativa do vereador Isaac do Carmo (PT), que apontou a saturação atual da rodovia e a necessidade urgente de expansão. Ele pontuou a necessidade de adequação de passarelas e transposições, além de melhorias nos acessos e saídas da rodovia, tanto para deslocamento dos moradores quanto para o escoamento industrial.


“A partir da conclusão dessa nova etapa de expansão - e certamente a única possível - a ligação das duas metrópoles só poderá ser feita por novas rodovias, como a extensão da rodovia Carvalho Pinto, e novos modais, como a implantação do TAV [trem de alta velocidade] para ligar São Paulo e Rio de Janeiro”, avaliou Isaac.


O diretor da CCR, Otávio Melo, afirmou que em 2027 serão entregues as pistas expressas no trecho de Taubaté e, em 2029, as vias marginais.

Acrescentou que 96% da capacidade da via Dutra será ampliada na área total de operação da companhia e garantiu que o investimento total, que será de R$15 bilhões nos primeiros nove anos, irá “trazer um desenvolvimento econômico muito grande” para os municípios cortados pela Dutra.


“Este novo contrato tem como melhoria a revisão quinquenal. A cada cinco anos temos uma reunião participativa, onde todos podem contribuir, observando o contrato, e colocar como contribuição. Cabe à ANTT avaliar e julgar”, disse Otávio.


O vice-prefeito, Coronel Oliveira Neto, e a secretária de planejamento, Marcela Franco, afirmaram que o momento é de debate e acompanhamento dos projetos, para que as mudanças planejadas pela concessionária sejam positivas para a cidade. 

O secretário de meio ambiente, Gabriel Alcântara, lembrou que o Plano Municipal de Macrodrenagem identificou 12 travessias de cursos hídricos sob a rodovia, das quais apenas duas teriam o dimensionamento adequado. Assim,ele pediu que esse assunto esteja previsto nos projetos da CCR.

O deputado federal Alencar Santana Braga ressaltou que todas as demandas levantadas em audiências são registradas e levadas para discussão quanto a possíveis adaptações e mudanças nos projetos.

O coordenador de fiscalização de rodovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio Bezerra Menezes Rodrigues, falou sobre a importância das vias marginais para viabilizar o acesso aos comércios próximos à rodovia.

Empresários, políticos de cidades vizinhas, sindicalistas e munícipes também expuseram dúvidas e sugestões sobre o papel da rodovia na região.

Os vereadores Ariel Katz e Neneca Luiz Henrique, do PDT; Bilili de Angelis e João Henrique Dentinho, do PP; Diego Fonseca e Moises Pirulito, do PL; Douglas Carbonne (SD), Jessé Silva (Podemos), Nicola Neto (Novo), Richardson da Padaria (União), Talita (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos) participaram da audiência.

A CCR Rio-SP detém a concessão das ligações entre São Paulo e Rio de Janeiro (que inclui as rodovias Dutra e Rio-Santos) desde outubro de 2021, mas o início da operação ocorreu em março de 2022. O contrato tem duração de 30 anos, com investimento total de R$26 bilhões. Os detalhes do contrato estão no Programa de Exploração da Rodovia (PER), disponível na internet.

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