DEBATE Politíca

Audiência promove debate sobre políticas para idosos em Taubaté

A Câmara de Taubaté realizou audiência pública para debater políticas públicas voltadas ao idosos na quarta-feira, 13 de agosto.


Em 14/08/2025 13:00 por Redação Guia Taubaté


Audiência promove debate sobre políticas para idosos em Taubaté
Audiência promove debate sobre políticas para idosos em Taubaté (FOTO: Viviane Ângelo/CMT)
Caldo de Cana

Descubra o Sabor Único: Pastéis Irresistíveis e Caldo de Cana Refrescante!

A Câmara de Taubaté realizou audiência pública para debater políticas públicas voltadas ao idosos na quarta-feira, 13. A reunião foi conduzida pelo vereador Rodson Lima Bobi (PRD), autor do requerimento de convocação.

“Temos mais de 50 mil pessoas idosas em Taubaté. É uma voz ativa, uma parcela importante da sociedade que deve participar do que o poder público oferece. Esperamos que Taubaté seja uma Cidade Amiga do Idoso, iniciativa global que busca tornar os espaços urbanos mais inclusivos e acessíveis”, ressaltou o vereador.

O secretário de saúde, Carlo Guilherme, pontuou que a população idosa tem aumentado. Considerou que, com o avanço da idade, doenças crônicas se tornam cada vez mais graves, doenças malignas aparecem e doenças cardiovasculares aumentam. 

“A investigação tem que ser pró-ativa. Atenção básica é um ponto fundamental para que a gente consiga trazer o respeito que idoso merece na saúde”, afirmou o secretário.

Secretário de inclusão social, Marco Tolomio defendeu a necessidade de integrar serviços já existentes na rede municipal, como, por exemplo, os cuidados paliativos oferecidos pelo setor de saúde, e que segundo ele, muitas vezes não são aproveitados. Neste caso, a Secretaria de Inclusão tem mapeado idosos que precisam deste cuidado para direcioná-los. Adiantou projetos que deverão ser desenvolvidos, como o 60 Mais.

O secretário de esportes, Fernando Vale, destacou dois projetos aptos a acolher idosos: Movimenta Mais e Geração Atleta. Afirmou que atividades voltadas ao lazer serão desenvolvidas junto com a Secretaria de Inclusão e, no quesito qualidade de vida, a ação conjunta será com a Secretaria de Saúde. 

“Que tenhamos condição de identificar esse idoso nos postos, hospitais, levando esse idoso da fila de onde tiver atendimento para os programas de esporte. Muitas vezes o idoso fica vinculado ao remédio e não tem conhecimento da atividade esportiva, tem receio disso.”

O secretário de segurança, Capitão Souza, anunciou a implantação de uma iniciativa denominada Patrulha do Idoso, que tem objetivo de atender os chamados e denúncias de violência contra a pessoa idosa, por meio do 153. 

“A violência contra qualquer pessoa é inadmissível. Contra pessoas que têm qualquer tipo de limitação é repugnante”.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Tânia Rodrigues, entregou ao vereador Bobi o relatório da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e defendeu a criação de um plano integrado de ações em prol dos idosos. 

“Sem esse plano, teremos ações fragmentadas, sem continuidade e variando de governo a governo.”

Os vereadores Ariel Katz e Neneca Luiz Henrique, do PDT, Nicola Neto (Novo), Professor Edson (PSD) e Vivi da Rádio (Republicanos) participaram da audiência. 

Caldo de Cana

Descubra o Sabor Único: Pastéis Irresistíveis e Caldo de Cana Refrescante!

Empresas Sugeridas para Você

Caldo de Cana

Descubra o Sabor Único: Pastéis Irresistíveis e Caldo de Cana Refrescante!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Caldo de Cana

Descubra o Sabor Único: Pastéis Irresistíveis e Caldo de Cana Refrescante!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais