
Projeto que prevê transparência no corte de árvores em Taubaté é aprovado em 1ª votação
A discussão do projeto pelos vereadores acontece em meio a uma série de derrubada de árvores na Praça da Eletro. Entre as árvores cortadas está uma figueira centenária de 25 metros de altura.
Em 13/08/2025 16:05 por Redação Guia Taubaté

Um projeto de lei que prevê mais transparência no corte de árvores em Taubaté foi aprovado pelos vereadores da cidade em 1ª votação, realizada na noite desta terça-feira (12).
A discussão do projeto acontece em meio a uma série de derrubada de árvores na Praça da Eletro, no Centro de Taubaté. Entre as árvores cortadas está uma figueira centenária de 25 metros de altura.
A proposta voltará a ser discutido na sessão da próxima terça-feira (19) e, caso seja aprovada em 2ª votação, partirá para sanção do prefeito.
O projeto
O projeto de autoria dos vereadores Talita (PSB), Douglas Carbonne (SD) e Isaac do Carmo (PT) tem como objetivo obrigar a Prefeitura de Taubaté a publicar, na internet, o laudo técnico que autoriza a supressão de árvores na cidade.
O projeto prevê que o laudo deve ser publicado no mínimo dez dias úteis antes da realização do corte das árvores. Em casos de emergência, o documento poderá ser publicado em até cinco dias úteis após a execução dos serviços.
O objetivo dos vereadores é que a supressão das árvores da cidade aconteça com critério e transparência, permitindo que a população acompanhe o serviço e participe das decisões.
“As árvores desempenham um papel fundamental no ambiente urbano, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, a redução das ilhas de calor, o aumento da permeabilidade do solo e a preservação da biodiversidade. A supressão de árvores, quando necessária, deve ser realizada com critério e transparência, de modo a permitir que a população acompanhe e questione as decisões tomadas”, narram os autores do projeto na justificativa.
“Nos últimos anos, diversos grupos e munícipes ligados à causa ambiental têm denunciado a excessiva supressão de árvores em nosso município. Estudos realizados pela Prefeitura em 2019 comprovaram que Taubaté possui baixa cobertura vegetal (10,41%), o que reforça a necessidade de maior cuidado e transparência nas decisões que envolvem a remoção de árvores.”
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
