INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Educação

Visita de professor dos EUA fortalece DNA de pesquisa e qualifica docentes da UNITAU

Universidade recebe Prof. Dr. Augusto Macalalag, que compartilha experiências sobre pesquisa e uso da Inteligência Artificial.


Em 28/07/2025 14:02 por Redação Guia Taubaté


Visita de professor dos EUA fortalece DNA de pesquisa e qualifica docentes da UNITAU
Visita de professor dos EUA fortalece DNA de pesquisa e qualifica docentes da UNITAU (FOTO: ACOM-UNITAU)

A Universidade de Taubaté (UNITAU) recebe, entre os meses de julho e agosto, o Prof. Dr. Augusto Macalalag, professor associado de Educação em STEM na Arcadia University, na Pensilvânia (EUA). Com uma agenda intensa, o professor promoverá uma série de atividades voltadas à troca de conhecimentos com docentes e alunos da UNITAU.

Durante sua visita, o professor ministrará workshops e palestras sobre metodologias utilizadas em universidades norte-americanas, além de abordar o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação. A proposta é promover uma troca mútua de experiências, em que também serão destacadas as boas práticas desenvolvidas na UNITAU.

A programação inclui workshops com professores da pós-graduação, palestra para alunos dos programas stricto sensu e uma apresentação voltada a docentes da rede pública municipal e do Colégio UNITAU.

“A riqueza está exatamente na troca de experiências, na troca de vivências. Podemos encontrar pontos em comum, porque há questões que são universais. A partir daí, vemos como elas são conduzidas, resolvidas e direcionadas em países com realidades diferentes da nossa”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU, Profa. Dra. Mônica Franchi Carniello.

Autor ou coautor de mais de 25 publicações científicas e com mais de 60 apresentações em conferências internacionais, o Prof. Dr. Macalalag já atuou como pesquisador principal ou co-pesquisador em mais de dez projetos financiados, que somam cerca de US$ 3 milhões.

Parte desses recursos foi captada junto à National Science Foundation, para ações voltadas à formação docente e experiências de campo no exterior.

“Quero aprender com a cultura, com os alunos, com os professores. Muitos dos desafios são comuns: poluição da água e do ar, crise energética, superpopulação. Mas as soluções podem variar. É isso que quero descobrir”, afirma o professor.

Integrando ferramentas de IA ao planejamento de aulas, desenvolvimento curricular e pesquisa, Macalalag busca fomentar a reflexão sobre o uso consciente da tecnologia em sala de aula.

Para ele, o debate é essencial diante da ausência de normas claras sobre o tema.

“Como costumo dizer, é como o Velho Oeste. A IA é uma ferramenta poderosa, mas ainda há muito a ser descoberto. Quero explorar com os professores como usá-la da melhor forma possível, para que eles possam apoiar seus alunos com mais eficácia”, conclui.

Nesta terça-feira (29), o professor será o responsável pela conferência de abertura do Profoco, com o tema “Inteligência Artificial na Educação: Experiências dos Estados Unidos”.

O evento será no Auditório do Departamento Ciências Jurídicas, entre 19h30 e 21h.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais