
“Hasta la vista” exame da OAB
Direito em foco
Em 29/04/2013 00:00 por Kenji Taniguchi
Desde os primórdios buscamos o corpo e mente perfeitos. Há cerca de 2.500 anos A.C os gregos já afirmavam “mens sana in corpore sano” (mente saudável em corpo são). Clínicas estéticas, academias lotadas, revistas especializadas, suplementos alimentares, hormônios sintéticos entre outras alternativas movimentam milhões todos os anos.
O evento mundial que se encerrou ontem (28 de abril), o Arnold Classic Brasil, realizado no Rio de Janeiro, reuniu os homens mais fortes do mundo e foi liderado pelo “exterminador do futuro”, ex-governador da Califórnia, Arnold Schwazrenegger, campeão mundial de fisiculturismo. Muito mais do que mostrar músculos, o evento trouxe à tona a discussão sobre o fisiculturismo e a sua prática.
Recomendo que leiam o livro deste protagonista “A inacreditável história da minha vida”. Acreditem, fiquei realmente assustado com o que li. Tenho vários amigos fisiculturistas e achava que soubesse o quão determinado deve ser o praticante para alcançar seus objetivos. Mas o livro me fez refletir sobre o quanto me esforço todos os dias para alcançar meus objetivos.
Mas o que tem isso a ver com o Exame da OAB?
É simples, no mesmo dia do encerramento do evento de fisiculturismo no Rio de Janeiro, milhares de bacharéis de Direito em todo o Brasil prestavam a primeira fase do exame unificado da OAB. Um passo necessário àqueles que desejam exercer a advocacia.
Com um índice de aprovação beirando os 10%, o exame tem gerado críticas e reflexões sobre a qualidade de ensino das instituições públicas e particulares. A exigência do exame é diferente de um concurso público, pois não há vagas a serem preenchidas. O bacharel deve demonstrar seu conhecimento aprendido na faculdade acertando no mínimo 50% das questões na primeira fase (questões objetivas) e 70% na segunda fase (questões práticas na área escolhida pelo próprio bacharel).
Não quero discutir se o exame é ou não necessário apesar de achar que exames similares deveriam existir em outras profissões como às vinculadas à medicina e à engenharia. Afinal, não gostaria de ser atendido por um profissional que não aprendeu o básico enquanto estava na faculdade.
Ao invés disso, quero trazer uma mensagem ao futuro advogado: nunca desista de seus objetivos! Não há jeitinho brasileiro para “pular etapas”. O exame está aí e sem ele não poderá defender o Direito e buscar a Justiça. Sei que a faculdade pode não tê-lo preparado por inúmeros motivos, seja pela estrutura, professores ou até mesmo pela sua falta da motivação aos estudos. Seja qual for a sua causa, seus conhecimentos serão testados.
Este ano estreará, no dia 9 de agosto, o filme “Suor e Glória” (título original, “Pain & Gain”). A tradução literal seria “Dor & Ganho” e mostra o universo do fisiculturismo no qual o ganho só vem depois de muita dor. O mesmo ocorre com seus estudos para o exame da OAB. Sem dor, isto é, sem horas de dedicação, foco e treinamento, não haverá o ganho da tão sonhada Carteira da Ordem.
A dor faz parte da vida e glorifica nossas conquistas. Como no fisiculturismo, no exame da OAB e na nossa vida como um todo, nossos objetivos devem ser buscados com força, foco, garra e determinação. Se somente poucos realmente chegam a atingir seus objetivos, esteja no grupo dos vencedores!
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
