
Reconhecer o desconhecido sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisivo para mudança e para a excelência
‘’Uma das coisas mais inteligentes que um ser humano, homem e mulher podem saber, é saber que não sabem. Aliás, só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe algumas coisas. Muitas pessoas fingem que sabem e por isso não são humildes e isso é pior do que não saber, isso impede o curso de planejamento, convivência e evolução coletiva eficaz, por tanto a expressão não sei é um sinal de absoluta inteligência, pois a dúvida é o motor da mudança.’’ (Mario Sérgio Cortella)
Perceba que só existem duas doenças na humanidade, a “Doença em ser Deus” e a “auto culpa”.
Quando desejo ser absoluto, acima do bem e do mau e assumo o personagem ‘’Deus’’ e passo a não aceitar mudanças, viro o famoso “sabe tudo”. Você deve ter ouvido falar ou assistido um filme do Jim Carrey “O todo poderoso”. Lá ele percebe como é difícil ser o “cara la de cima”.
Carrey acaba assumindo o papel de Deus e acaba fazendo o mundo girar sobre sua vontade. Ali ele aprende o quanto é difícil escutar as vozes de todas as pessoas do mundo pedindo graças.
Ser Deus é um desafio impossível. Assim podemos afirmar claramente o quanto nos seduz uma palavrinha fatídica chamada poder. É assim desde Adão e Eva, a vontade em fazer o que bem entender move a humanidade e gera conflitos entre gerações, todos querem que a sua vontade predomine.
Aqui fica um aprendizado sobre esse desejo de “que seja feita a minha vontade”. Sim, somente a minha. Aqui fica a revelação de um segredinho, quando rezamos a oração universal do Pai nosso, que estais no céu [...] oramos contra a dominação do poder.
Podemos e devemos desejar, mas o que preenche a alma é desejar para o bem da tribo, para o bem comum, assim posso rapidamente atingir a excelência.
Quando percebemos que tudo é do meu jeito, estou acima dos outros, eu sou o Cara (olha o Robertão aeh, “esse cara sou eu....rsss.’’), e então passo a ser insubstituível e não tenho dúvidas, estou blindado, imutável e a minha vontade vai prevalecer a qualquer custo.
Assim meu ego vai inflando, vou me sentindo a ultima coca-cola gelada do mundo. Em seguida ao perceber minha insuficiência e limites humanos, minhas vontades não se realizaram, ou se realizaram, mas estou sozinho sem amigos para festejar minha conquista passo para o estágio seguinte: a “auto culpa”. Um vazio profundo seguido de angústia. Isso inicia o processo psicossomático, de somatização de culpas e falta de perdão e isso tudo me impede de atingir a excelência, pois ficarei no passado com tudo isso apodrecido dentro de mim. Todos meus erros ficarão martelando em minha cabeça e não viverei o presente.
A solução é: Assuma seus erros!
- Ahhhhh Bogas, isso é doido meu amigo, funciona mesmo? Eu sou o errado?
Funciona meeeesmo, com F maiúsculo, pode perceber. A libertação do passado é quando eu pratico as 8 primícias citadas na coluna anterior. São elas que liberam o perdão em mim e assim passo a ver os limites pessoais e dos outros e resignifico meu passado, isso é psicologia positiva, alta tecnologia mental.
O segredo é que quando eu buscar ser excelente eu buscarei o lado bom de não saber e assim aprenderei todos os dias e ficarei livre de prejulgamentos. Está aí outro segredinho para excelência suprema: Não julgues, pois somos eternos aprendizes.
Nosso cérebro ama aprendizado, isso nos mantém jovens. Você quer isso pra sua vida? Quer juventude? Abaixo algumas perguntinhas para auxiliá-lo nessa busca:
1- Como estão as suas vontades?
2- Como estão seus julgamentos?
3- Quanto minha visão de futuro está focada somente em mim?
4- Como posso desejar coisas boas?
5- Qual é o verdadeiro poder?
6- Quais as coisas inacabadas em minha vida que me tiram energia todos os dias?
Se quiser inicie com uma análise do seu dia-a-dia e veja quanto julgamento você tem por si mesmo e pelos outros, pelas coisas, pelos meios, locais e tudo ao seu redor.
A verdadeira humildade é saber que quando sou bom em algo isso veio da energia suprema que eu aprimorei, mesmo não sabendo eu busquei. Existe uma maneira de experimentarmos saudavelmente ser “Deus” para alguém, é quando somos pais, quando geramos uma vida, ou um projeto de vida, ou um produto.
Quando criamos vemos a imensa responsabilidade em ser Deus e esse é um desafio com potencial de evolução. É assim que aprenderemos a ser melhores continuamente, com muita responsabilidade sobre meus atos.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
