
Senac Taubaté alerta sobre lixo residual
Unidade oferece dicas para separar lixos recicláveis e evitar o impacto ambiental
Em 08/05/2014 09:22 por redação/ Guia Taubaté

O Senac Taubaté está oferecendo dicas para o descarte correto de resíduos de alimentos, desta forma aumentando a vida útil dos aterros sanitários e evitando a contaminação do solo e da água dos lençóis freáticos.
A ação pretende minimizar o risco de enchentes nas cidades por conta do acúmulo de lixo em lugares clandestinos.
A docente da área ambiental do Senac, Camila Carvalho, afirma que o erro mais comum é o descarte de material com resíduos de alimentos.
“É essencial higienizar sempre o recipiente antes de jogá-lo no lixo para que ele seja reaproveitado”, explica Camila.
A profissional indica que se tenha duas lixeiras de cores diferentes em casa, sendo uma para recicláveis e outra para resíduos não recicláveis.
Confira os itens recicláveis e não recicláveis:
Papel
Recicláveis: cadernos, papéis de escritório, jornais, revistas, papéis de embrulho, papel de seda, papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos, lenços de papel, caixas de papelão e cartolinas, papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.
Não recicláveis: papel vegetal, celofane, papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis, papel-carbono, papéis sanitários usados, papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde, papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone, fotografias, fitas adesivas, etiquetas adesivas, papéis plastificados e laminados.
Plásticos
Recicláveis: embalagens de xampu, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos, tampas plásticas, embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes, utensílios como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes e artigos de cozinha.
Não recicláveis: plásticos conhecidos como termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores), telefones e eletrodomésticos, plásticos tipo celofane, embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos).
Vidros
Recicláveis: quase 100% dos vidros, incluindo garrafas de bebida alcoólica e não alcoólica, frascos de molhos, condimentos, remédios, perfumes, produtos de limpeza e potes de produtos alimentícios.
Não recicláveis: espelhos, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, tubos de televisão e válvulas, ampolas de medicamentos, cristais, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.
Metais
Recicláveis: todos os tipos de metais, incluindo ferrosos (basicamente ferro e aço) e não ferrosos (como alumínio, cobre, chumbo).
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
