2016 NO ESPORTE Esporte

Retrospectiva: Ano de títulos para o handebol e seca para o futsal

Time comandado por Marcus Tatá fatura três campeonatos e supera “trauma” de 2015; no futebol de salão, ano terminou com vice-campeonato amargo


Em 30/12/2016 16:00 por Mário Pereira


Retrospectiva: Ano de títulos para o handebol e seca para o futsal
Título no Handebol e um quase no Futsal (FOTO: Cinara Piccolo/Photo&Grafia e Jonas Barbetta/Top 10 Comunicação)

Depois de dois anos consecutivos terminando com o título da Liga Nacional, o Handebol Taubaté terminou o ano de 2015 com o vice-campeonato da competição, perdendo para o Pinheiros-SP na decisão. O revés mexeu com a equipe comandada pelo técnico Marcus Tatá, que iniciou 2016 motivada a ganhar mais troféus para sua galeria.

Em maio, os taubateanos participaram do evento-teste das Olimpíadas, na Arena do Futuro, no Rio de Janeiro. Além de preparar o time para o restante da temporada, o torneio acabou sendo faturado pela equipe do Vale do Paraíba, que derrotou o grande rival Pinheiros-SP na final.

Pela primeira vez desde 2013, Taubaté disputaria o Pan-Americano de Clubes fora de casa. Tricampeão atuando com o apoio da torcida, o time de Toko e companhia foi até a Argentina e conquistou o tetracampeonato, com nova vitória sobre o Pinheiros na decisão.

O time então partiu mais uma vez para o Catar, onde foi realizado o Super Globe – Mundial de clubes da modalidade. Só que os comandados por Marcus Tatá não tiveram sorte e enfrentaram o campeão europeu Vive Tauron Kielce, da Polônia. Em uma partida disputadíssima, os poloneses venceram por 33 a 30 e descartaram a possibilidade de título para os brasileiros. A derrota abalou os taubateanos, que terminaram na sétima colocação, vencendo apenas uma partida.

Sem Maik e Lucas Cândido, negociados com clubes estrangeiros, o Taubaté ainda tinha pela frente as disputas do Super Paulistão e da Liga Nacional.

Campeão estadual em 2015, o Taubaté encontrou na decisão mais uma vez o Pinheiros-SP. Dessa vez o time da capital não sucumbiu e deu o troco nos taubateanos, vencendo por 26 a 22 e faturando o título.

Após três decisões no ano, Taubaté e Pinheiros se encontraram pela última vez na temporada na final da Liga Nacional. Com o vice-campeonato de 2015 ‘entalado’ na garganta, o time do Vale do Paraíba mostrou a sua força e, em São Bernardo do Campo, derrotou os paulistanos por 26 a 20, e faturou o tricampeonato.

Futsal fica sem título
O Futsal Taubaté iniciou a temporada com o anúncio de um elenco mais jovem do que o terminou o ano em 2015. O time que novamente seria comandado pelo técnico Bruno Zuchinalli “ganhou” uma nova casa – o ginásio da Vila Aparecida.

Em São Bernardo do Campo a equipe parou nas semifinais dos Jogos Regionais e terminou na 4ª colocação.

Classificados para as quartas de finais da Liga Paulista, os taubateanos tiveram pela frente o Corinthians-SP (que acabaria campeão). Contra o alvinegro a equipe de Bruno Zuchinalli encontrou dificuldades e acabou eliminada.

A redenção de uma temporada sem títulos poderia vir na Copa Paulista. Depois de uma primeira fase muito boa, o Taubaté eliminou mais dois adversários, primeiro nas quartas, e depois na semi, para chegar à decisão do torneio. O rival seria o São José, maior rival, e as duas partidas tiveram que ser realizadas na cidade joseense por conta dos jogos serem televisionados (o ginásio da Vila Aparecida não comportaria receber a transmissão). Depois de uma vitória no último segundo no primeiro jogo, os taubateanos por pouco não garantiram o título no segundo e decisivo confronto. Vencendo até os dois últimos minutos, o Taubaté levou a virada, deixou a partida ir para a prorrogação e viu o rival ser campeão por empatar – como tinha a melhor campanha da primeira fase, o São José tinha a vantagem no tempo extra. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais