CÃOPANHEIROS Serviços

ONG ajuda animais de rua a encontrar lar

“Cãopanheiros” atua há dois anos e realiza ações voltadas à causa animal


Em 09/03/2016 12:08 por



Com o objetivo de conscientizar a população e ajudar animais de rua, foi criada em fevereiro de 2014, a ONG Cãopanheiros. 

Uma das idealizadoras do projeto, a advogada Pâmela Antunes conta sobre a criação do grupo e quais os objetivos do grupo.

“Nós somos um grupo de voluntários, nós trabalhamos com isso há muito tempo. Eu tô há quatro anos trabalhando como voluntária, outros tem 15, 20 anos. Nós fazíamos parte de uma outra ONG e aí foram surgindo novas ideias e resolvemos montar a nossa em 2014.”

“O principal é levar os animais para a posse responsável. Nós resgatamos os animais, castramos e vacinamos, e aí levamos eles pros eventos de adoção responsável”.

Pâmela conta ainda sobre as ações realizadas pelo grupo e sobre como é feito o acompanhamento dos animais adotados.

“Nós tentamos fazer a conscientização, palestras, eventos. O último foi um evento no shopping, que teve um desfile de crianças com os nossos animais, e assim por diante”.

Apesar da preocupação da ONG em monitorar a situação após a adoção, em alguns casos o esforço não é suficiente para garantir o bem estar dos animais. Há algumas semanas, um dos cachorros doados foi abandonado pela tutora. 

“Ele foi doado em abril do ano passado e foi tudo feito certinho, teve vários acompanhamentos, acho que o ano inteiro eu fui. O marido dela é um amigo do meu marido, então a gente tinha um acompanhamento bem próximo. Chegou no final do ano agora, ela se mudou, mas mesmo assim a gente continuou conversando no Whatsapp. Tenho todas as conversas gravadas dizendo que tava tudo bem, que ele tava saudável. Ela adotou mais dois cachorros, inclusive. E aí eu fui pedir o novo endereço pra fazer novas visitas, e foi quando ela parou de responder, não respondia mais mesmo. Aí, como a gente tem contato com o pessoal da família, a gente foi atrás e a gente descobriu que ela soltou ele em dezembro. Segundo ela, soltou em dezembro agora. E aí a gente tá procurando ele, a gente tá com diversos cartazes pela cidade, estamos jogando panfletos pra ver se a gente o encontra”.

Para os interessados em contribuir com a Cãopanheiros, Pâmela comenta sobre as principais urgências do grupo e como a população pode ajudar.

“Na verdade, o nosso problema maior é a castração, porque são muitos animais, e a gente não vai acabar com isso se não houver as castrações, né. Então, assim, muitas das vezes, muitas das vezes mesmo, sai do nosso bolso e fica um pouco difícil, porque a gente tenta doar todos castrados. Todos castrados, vacinados. Então a maior urgência nesse momento é conseguir a castração, até pelo órgão público mesmo, porque a gente não consegue tirar tudo do nosso bolso, pra gente poder promover a castração consciente”.

“A população pode ajudar de diversas formas. Ela pode ser voluntária com a gente nas feiras, ela pode doar medicamentos, ela pode doar ração, ela pode doar lar temporário, que a gente precisa muito, e o que ela tiver disposta pra ajudar”.

A Cãopanheiros realiza uma feira de doação de animais todos os sábados na Praça Monsenhor Silva Barros (Praça da Eletro), das 10h às 16h.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais