NA CASA LEGISLATIVA Politíca

Secretário fala sobre geração de empregos em audiência na Câmara

Geraldo de Oliveira Neto afirmou que as empresas que lançaram pedras fundamentais na cidade devem funcionar em até um ano


Em 08/06/2016 16:09 por redação/ Guia Taubaté


Secretário fala sobre geração de empregos em audiência na Câmara
Pollyana Gama presidiu a sessão na Câmara (FOTO: Divulgação/ CMT )

Em audiência na Câmara de Taubaté dia 8, para esclarecimentos sobre ações diante da crise econômica do país, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Geraldo de Oliveira Neto, estimou um ano para que as empresas que lançaram pedras fundamentais recentemente entrem em funcionamento, com estimativa de geração de 2.500 empregos. A convocação do responsável pela pasta tem iniciativa da vereadora Pollyana Gama (PPS), que conduziu a reunião.

As obras de construção das empresas estão começando a gerar postos de trabalho, que deverão ser direcionados pelo Balcão de Empregos, localizado no piso superior da rodoviária velha. O órgão opera das 8h às 17h, e interessados devem comparecer munidos de CPF, RG, carteira de trabalho e comprovante de endereço, assim como aqueles que pretendem colocação nas indústrias e empresas, que podem se cadastrar no Balcão.

No requerimento de convocação do secretário, Pollyana registrou a estagnação e retração da atividade econômica de Taubaté, demonstrada pelos déficits dos três últimos anos: -6,57% em 2013, -12,51% em 2014 e -12,31% em 2015. Pontuou os dados da evolução do nível de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que colocou Taubaté como líder na lista de desemprego no Vale do Paraíba.

O documento traz questionamentos sobre o que foi realizado e o que se tem a realizar sobre formulação, planejamento e implementação da política de fomento ao desenvolvimento econômico e tecnológico dos setores primário, secundário e terciário, e a elaboração de política de apoio à inovação tecnológica, bem como a avaliação dos resultados obtidos.

Questiona sobre estudos de condições locais para instalação de indústrias, de medidas relativas a incentivos fiscais, monitoramento de atividades dos empreendimentos, estímulo ao desenvolvimento econômico rural de fomento à produção agropecuária e incentivos à agroindústria, cooperativismo, associativismo, programas de assistência técnica, extensão rural e zoneamento agrícola. Também há questionamento sobre ações de fomento ao desenvolvimento comercial e de serviços.

O secretário afirmou que a primeira ação na administração atual foi de resgate à credibilidade do município. Ele considerou que Taubaté faz sua parte diante da crise nacional, sobre a qual não se pode fazer muito. “O que podemos fazer são doações de área, acompanhamento de empresas, apoio ao setor agrícola com assistência técnica, criamos o Balcão de Negócios, e as empresas estão voltando a acreditar em Taubaté.”

Gerente executivo agropecuário, Armando Adurens Neto explanou sobre o trabalho de apoio à expansão agropecuária, frisando as parcerias com entidades públicas e privadas como Universidade de Taubaté, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Sebrae e Sindicato Rural. Destacou arranjos produtivos locais do mel e do leite. “É um trabalho em que levamos conhecimento e aporte e temos aumento na produtividade, melhora na renda, e contribuímos com a diminuição do êxodo rural.”

O secretário citou a implantação do parque tecnológico, com objetivo de incentivar a vinda de empresas de tecnologia, com valor agregado e renda maiores. “Nosso lema é fazer muito com pouco dinheiro.”

Gerente industrial, Gutemberg Ramos frisou o objetivo de diversificar a cadeia produtiva e incentivar pequenos e médios negócios, por meio da Sala do Empreendedor. Informou que o município conseguiu investimento de R$ 4 milhões junto ao Governo Federal para implantação de uma incubadora de empresas em parceria com a Universidade de Taubaté e Fatec.

Gutemberg citou ainda o foco nos setores de comércio e serviços, por meio da Rodada de Negócios, contando com parcerias com Acit (Associação Comercial e Industrial), Sebrae, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), proporcionando treinamento, qualificação e principalmente orientação na gestão.

Coordenador do Emprega Taubaté, Carlos Alberto da Silva Junior explicou que o município está fazendo parcerias com empresas que vão se instalar em Taubaté para captação das vagas e inserção direta. Segundo ele, de 2013 até agora mais de 2.500 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho por meio do Balcão de Empregos. Em 2015, foram 649 empregados e, em 2016, nos três primeiros meses, 492.

Gerente de área, Marcos Antonio Nascimento e Silva ressaltou a ação da Secretaria para retomada de terrenos das empresas que não cumpriram a legislação sobre concessão de áreas. De 2013 até este ano, foram 263 mil m² revertidos.

O secretário divulgou o lançamento do Parque Tecnológico, que será realizado dia 28, às 10h.

Os vereadores Joffre Neto (PSB), José de Angelis “Bilili” (PSDB), Maria das Graças Gonçalves Oliveira (PSD), Maria Gorete Toledo (DEM), Nunes Coelho e Salvador Soares, do PRB, Noilton Ramos (PPS), Paulo Miranda (PP) e Vera Saba (PMB) foram representados por assessores na audiência.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais