GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Câmara de Taubaté realiza audiência sobre utilização de espaços públicos


Encontro girou em torno do desenvolvimento econômico, baseado na economia solidária e criativa

Câmara de Taubaté realiza audiência sobre utilização de espaços públicos Vereadora Loreny (ao centro da imagem) foi a presidente da audiência (Foto: Divulgação/CMT)
Publicado em 09/12/2017 10h10
por redação/Guia Taubaté

Uma audiência pública realizada na última quinta-feira, 7 de dezembro, na Câmara de Taubaté, debateu a utilização de espaços públicos. O objetivo do encontro foi fomentar o debate acerca do desenvolvimento econômico, baseado na economia solidária e criativa, trabalhando as potencialidades do município a partir do turismo e do uso criativo dos espaços públicos.

O professor Edson Trajano, da Universidade de Taubaté (Unitau), disse que o desenvolvimento é fundamental para o debate e que a economia criativa é segmentada em consumo, cultura, mídias e tecnologia, além de atividades de apoio.

Docente da Universidade de São Paulo (Usp), Reinaldo Pacheco chamou a atenção para o olhar sobre o cidadão, analisando a vivência do morador local diante dos espaços públicos disponíveis e as potencialidades de desenvolvimento. O professor citou o parque do Jardim das Nações como exemplo, mas que consegue atrair um polo de desenvolvimento econômico. Ele ainda falou que locais em que há ciclofaixas há mais acesso a atividades econômicas.

Outra presente na audiência, a diretoria de Meio Ambiente, Heloísa Martins, explicou que as conexões entre economia criativa e meio ambiente incentivam a gerar alternativas para o município, como o desenvolvimento sustentável. Ela lembrou que a coleta seletiva implantada no município pode ajudar a desenvolver a economia por meio do uso criativo, não ficando restrito somente às cooperativas.

Luciano Barbosa, representando o movimento Mucha Lucha, reconheceu o projeto Terça Sintonia como pioneiro na promoção de cultura em espaços públicos. Ele protocolou pedido na Prefeitura para promover o projeto de rap e hip-hop na praça Santa Terezinha, mas foi impedido. Apesar de as ações do Mucha Lucha estarem sendo feitos na praça da Eletro, Luciano apontou o abandono do local.

Participaram também da audiência a chefe de divisão da Secretaria de Turismo e Cultura, Danielle Ferreira Mendes da Cruz, o gerente da Secretaria de Desenvolvimento, Edu Chaves, o criador do Museu de História Natural de Taubaté, Herculano Alvarenga, a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Solange Barbosa, o representante do movimento Preserva Taubaté, Paulo Ernesto, e Bob Nascimento do movimento Terça Sintonia. A presidência foi da vereadora Loreny (PPS), que conduziu os trabalhos.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Vagner Mateus
Escolas de Música

Vagner Mateus

Professor de Guitarra, Violão, Viola, Teoria Musical e Harmonia & Improvisação.

(12) 98236-...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias