GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Taubaté comemora 372 anos nesta terça-feira


Primeira vila oficial do Vale do Paraíba conquistou esse título no dia 5 de dezembro de 1645

Taubaté comemora 372 anos nesta terça-feira Taubaté é a Capital Nacional da Literatura Infantil (Foto: Divulgação/CMT)
Publicado em 05/12/2017 10h10
por redação/Guia Taubaté

Aldeia alta, esse é o significado de Taubaté na língua Tupi Guarani. A cidade antigamente habitada por índios guaianás comemora hoje, 5 de dezembro, 372 anos.

Terra de Monteiro Lobato, o município ganhou em 2011 o título de Capital Nacional da Literatura Infantil, em Lei aprovada pela ex-presidente Dilma Rousseff. 

A cidade é uma das mais importantes na história econômica do país. No período do Segundo Reinado, destacou-se como o município de maior produção cafeeira na zona paulista, sediando o convênio de Taubaté em 1906.

Após a decadência do café na década de 20, a alternativa encontrada pela população, foi a adaptação à rizicultura, sendo beneficiada pelo Rio Paraíba do Sul.

Outro ponto positivo para a cidade foi a expansão industrial. Em 1891, a cidade recebeu uma de suas primeiras fábricas, a CTI (Companhia Taubaté Industrial), local em que se produzia “morins” (tecidos brancos e finos de algodão) que eram vendidos para grande parte do Brasil.

Hoje o prédio é um dos cartões postais da cidade, se mantendo preservado ao longo desses mais de 100 anos.

Entre os grandes nomes da cidade, podem-se destacar figuras como Fêgo Camargo, Hebe Camargo, Félix Guisard, além de Monteiro Lobato, grande escritor que levou o nome de Taubaté para o mundo. 

Outra personalidade que engrandeceu o nome da cidade é Amacio Mazzaropi, ator e produtor de filmes para o cinema. O “jeca-tatu” morou na cidade por quase toda sua vida e rodou a maioria de suas obras no município.

Parabéns,Taubaté!

espaço publicitário do Guia de Empresas
Flávia M. Santos - Yoga
Yogaterapia

Flávia M. Santos - Yoga

Hatha Yoga, meditação e exercicios de respiração. Bem estar físico e mental. Turmas manhã, tarde...

(12) 3026-0...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias