GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

57ª edição da Festa do Folclore tem início


Evento contou com participação de figuras políticas, grupos populares e companhia teatral

Publicado em 25/08/2017 12h26
por Stéfanie Bernardes/Guia Taubaté

Começou na noite da última quinta-feira, dia 24, a tradicional festa do folclore de Taubaté, que acontece anualmente no bairro da imaculada. 

Com a presença de grupos de cultura popular da cidade, como Makulelê, Congada e Moçambique, foi dado oficialmente o início das atividades de 2017.

Em sua 57ª edição, a participação na festa passa de geração em geração entre os moradores do local. Juliana de Souza, mora nas proximidades da Rua Imaculada e conta como é a experiência de, hoje, trazer os filhos para o evento. 

“É 57ª festa, mas desde pequena, que eu me lembro, já participava da Festa da Imaculada. Os grupos folclóricos, como Congada, Moçambique, é muito legal eu estar mostrando para eles. Eu gostava e eles também estão aproveitando esses momentos”, conta.

Neste ano, segundo o secretário de cultura do município, Márcio Carneiro, o grande desafio para a realização do evento foi a pouca verba disponível, o que exigiu criatividade para desenvolver a programação. 

“Muito embora a gente tenha passado por problema financeiro, o país tenha passado por problemas financeiros, eu acredito que nada é por acaso. Porque a Festa da Imaculada, do Folclore, é para valorizar a nossa gente, valorizar o nosso povo. Então, eu acredito que ela foi construída em um formato que é o ideal, de valorizar o Vale do Paraíba. Pensando nisso, nós montamos esse projeto para poder acontecer esse novo formato, que, na verdade, é o resgate do que sempre foi”, explica o secretário.

Sobre a relevância da festividade, a comunidade destaca a importância do evento para a divulgação e a sobrevivência da cultura tradicional da cidade.

“É um meio de divulgar a cultura, o folclore. A gente tem tanta riqueza no país e isso não é divulgado”, afirma Letícia Ferreira, estudante e participante do grupo de Makulelê N’Golo Brasil, que se apresentou na noite de ontem.   

Para Wagner Campos, figureiro, o evento é importante para a manutenção do saber popular.

“[A festa] É muito importante para a manutenção do saber popular, das nossas origens, de manter viva a tradição do nosso povo. O folclore é isso, é a sabedoria do nosso povo. Então, essa festa vem resgatar um pouco do que já tinha no passado e manter o que a gente tem hoje em dia, como a arte dos figureiros, o Moçambique, a Dança da Fita, que é nossa cultura tradicional daqui”, comenta ele.

A Festa da Imaculada acontece até domingo, dia 25, com diversas atividades na Rua Imaculada e na Casa do Figureiro. A programação completa pode ser conferida aqui.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Serginho Motos
Moto Mecânica

Serginho Motos

A loja Serginho Motos é uma conceituada empresa no ramo de moto-peças e manutenção, atuando há mais...

(12) 3632-7...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias