NA CÂMARA Politíca

Candidatos a reitor da Unitau apresentam propostas em audiência pública

Professores apresentaram suas ideias e foram sabatinados por vereadores e munícipes


Em 19/04/2018 14:02 por redação/ Guia Taubaté


Candidatos a reitor da Unitau apresentam propostas em audiência pública
Digão (ao centro) comanda a audiência ao lado dos candidatos (FOTO: Divulgação/ CMT)

A Câmara de Taubaté recebeu na última quarta-feira (18), os cinco candidatos ao cargo de reitor da Universidade de Taubaté (Unitau). Em audiência pública, os professores apresentaram suas principais propostas para ocupar o cargo na autarquia.

O vereador Digão (PSDB), foi responsável por conduzir os trabalhos. Ele sorteou os nomes dos candidatos para oS cinco blocos de questionamentos que foram planejados.

Atual pró-reitor de Finanças da Unitau, Mário Celso Peloggia foi o primeiro sorteado e disse que iria se pautar pela racionalização e profissionalização administrativa. “Garantir a correta administração dos recursos, evitando desperdícios, recuperar perdas salariais, implementar plano de carreira dos professores e servidores, otimizar a utilização dos prédios”, foram alguns dos pontos destacados em seu plano de administração.

O segundo a falar foi Arcione Ferreira Viagi. Ele apresentou suas propostas, entre as quais implantar o orçamento participativo, revisar contratos, estudar cargos e salários e compará-los ao mercado, implantar plano de carreira respeitando a meritocracia, reavaliar os cursos, melhorar a segurança nos departamentos e estimular o empreendedorismo.

Francisco José Grandinetti foi o terceiro candidato a apresentar propostas. O atual pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação disse que os departamentos e institutos da Unitau devem ser priorizados e que seu plano está focado no aluno, professor e servidor, incluindo planos de infraestrutura, reforma administrativa voltada para a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Única mulher entre os concorrentes, Nara Lúcia Perondi Fortes anunciou a divisão de sua proposta em sete frentes, entre elas a valorização dos docentes e servidores, investimento em ações didático-pedagógicas e de infraestrutura, busca de novas oportunidades de receitas e investimentos em tecnologia de informação e marketing.

O último a falar foi Régis de Toledo Souza. Ele propôs indicadores para governança eficiente e transparente, reestruturação da infraestrutura física, revisão de jornada de trabalho e plano de carreira dos professores, compromisso de adequar infraestrutura e tornar a Unitau aberta à comunidade.

Questionamentos
Após a apresentação das propostas, os candidatos foram sabatinados por vereadores e munícipes presentes.

Régis Souza criticou a Unitau pelo impedimento de acesso a informações financeiras; Mário Celso Peloggia garantiu que é possível oferecer a incorporação do adicional de R$ 380 aos salários; Arcione avaliou que o convênio entre Prefeitura e Fust (Fundação Universitária de Taubaté) traz recursos para a Fundação manter seus encargos; Nara Lúcia defendeu o crescimento do ensino à distância; e Grandinetti afirmou que o achatamento dos salários nos últimos anos, apesar de ser prejudicial aos funcionários, não abalou a qualidade do ensino.

Participaram da audiência os vereadores Boanerge (PTB), Dentinho (PV), Douglas Carbonne (PCdoB), Guará Filho (PR), Jessé Silva (SD), João Vidal (PSB), Loreny (PPS), Noilton Ramos (PSL), Nunes Coelho (PRB) e Vivi da Rádio (PSC).

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais