Anuncie sua empresa no Guia de Empresas

Anuncie
GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Paratleta medalhista pan-americano inicia transição para tiro esportivo


Com auxílio do filho, André Rocha conciliará nova modalidade com as provas já disputadas atletismo

Paratleta medalhista pan-americano inicia transição para tiro esportivo André posa para a foto ao lado do filho, que será seu "loader" no tiro esportivo (Foto: Divulgação)
Publicado em 08/12/2019 10h10
por redação/ Guia Taubaté

Um dos grandes nomes do paratletismo brasileiro e o principal representante de Taubaté na modalidade está em um período de transição na carreira. Dono de duas medalhas em Jogos Parapan-Americanos (2015 e 2019) no arremesso de peso, André Rocha está migrando para uma nova modalidade: o Tiro Esportivo.

Policial militar reformado, o paratleta que conseguiu inúmeros títulos em arremessos e lançamentos, volta a empunhar uma arma, mas para um desafio esportivo. No último fim de semana aconteceu no Rio de Janeiro, em Deodoro, o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico 2019. André marcou presença e teve seu primeiro contato com uma grande competição da modalidade.

“A vontade de participar do tiro esportivo surgiu antes mesmo de eu iniciar no atletismo, em 2011. Pesou, no entanto, o fato do investimento inicial nessa modalidade ser alto e na ocasião eu não tinha condições. Por isso parti para o atletismo”, conta André.

O taubateano, que integra o time do programa Esporte Para Todos, falou sobre como pretende conciliar as duas modalidades no próximo ano: “Minha ideia era migrar para o tiro após encerrar a carreira no atletismo, mas optei por antecipar essa investida, e vou conciliar as duas modalidades daqui em diante. Em 2020, continuo competindo normalmente no paratletismo, mas também disputando o Tiro Esportivo”, explica.

Parceria com o filho
No último fim de semana, durante o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, André Rocha passou pela classificação funcional e está na classe SH2 – para atletas que não conseguem sustentar a arma e precisam de um auxiliar para municiá-la, chamado de “loader”.

O “loader” escolhido por André é um rosto familiar para ele. Trata-se de Luis Rocha, de 20 anos, que é o filho mais velho do medalhista pan-americano. Soldado do Exército Brasileiro, ele terá como missão ser o braço-direito do pai, municiando a carabina de ar-comprimido que André utilizará nas provas.

“Essa parceria com o meu filho é sensacional e oportunidade única para nós dois de estarmos juntos no esporte. Agradecemos ao Exército Brasileiro, por meio do Cavex de Taubaté, que deu a ele a liberação para viajar sempre que houver uma competição. O fato de nos conhecermos muito bem ajuda na questão da confiança na hora da competição. Óbvio que teremos momentos tensos, porque o esporte é feito disso, mas é quando essa cumplicidade será um diferencial. Nós estamos muito felizes por ser uma nova etapa de nossas vidas”, diz o paratleta.

Em 2020, André Rocha disputará duas provas no tiro esportivo: A R4, em que o atirador apoia o cotovelo em uma base de madeira, equivalendo a um tiro deitado no convencional. E a R5, onde o atirador não pode encostar o cotovelo nessa base, equivalendo a um tiro em pé.

A presença do atleta no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo no Rio de Janeiro foi de grande importância, e destacada por ele como um primeiro grande passo para sua caminhada na nova modalidade.

“Além de passar pela classificação funcional, pude entender a dinâmica da prova, me familiarizar melhor com o equipamento e sentir esse novo ambiente de competição. Participei das duas provas e foi muito importante esse contato inicial. Tenho muito a aprender e crescer, são muitos detalhes técnicos nessa modalidade. Mas estamos no caminho certo. Meu equipamento é bom, estou tendo apoio e orientação de pessoas experientes, que vivenciam o tiro esportivo diariamente, como o paratleta do tiro Alexandre Galgani, que está classificado para os Jogos de Tóquio 2020, e o coordenador e o treinador da seleção brasileira de Tiro Esportivo.”, conta.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Dettagliare Design de Móveis Planejados
Marcenaria

Dettagliare Design de Móveis Planejados

Criamos móveis planejados com a solução perfeita para o seu espaço. Móveis para: cozinha, espaço...

(12) 98117-...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias