CARNAVAL 2019 Cultura

Confira o que Santa Fé e Mocidade Alegre levarão para Avenida do Povo

Enquanto a Verde e Branco levará a história do transporte, escola da Vila das Graças aposta na mitologia e no folclore; representantes falam sobre situação do Carnaval da cidade


Em 28/02/2019 17:21 por Mário Pereira



Barbearia

Transforme seu visual na Consulado Barber Shop: cortes e cuidados de qualidade!

Os foliões que escolheram passar o Carnaval em Taubaté tem destino certo no próximo domingo (3). A Avenida do Povo recebe neste dia o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. Quatro agremiações brigam pelo título em 2019.

Nossa equipe esteve nos barracões das escolas para mostrar um pouco de como serão as apresentações na “passarela do samba”. Em dois vídeos, representantes das agremiações contam sobre o enredo, a expectativa para domingo e a visão sobre o carnaval de Taubaté.

Primeira escola a se apresentar na Avenida do Povo, a Acadêmicos da Santa Fé contará a história do transporte, desde a invenção da roda, até os tempos atuais.

A presidente da Verde e Branco, Edinalva Oliveira, destaca uma reverência que será feita no desfile a uma empresa de transporte do bairro.

“Nós temos parcerias ali (no bairro), projetos sociais, junto com empresa que trabalha nessa área de transporte. Então nós vamos contar essa história, inclusive fazendo uma alusão aos 50 anos dessa empresa, já que a nossa escola, que sempre foi do bairro e a empresa também”, contou Edinalva.

Após um ano no Grupo de Acesso, a Santa Fé busca surpreender em 2019. Para Edinalva o título já vem ao colocar a escola na avenida.

“A gente não tem esse compromisso de título, nem compromisso de ganhar, nada disso. Compromisso da gente é colocar a escola ‘na rua’ e a gente já sai como campeões nesse sentido, de que o grande troféu que a gente tem hoje é o de levar a escola para ‘a rua’. Eu não vou dizer que a Santa Fé está vindo para ganhar. Nós somos uma escola humilde, mas acredito que vamos surpreender pela garra e pela força da comunidade”, destacou a mandatária.

Uma das escolas com maior número de títulos do Carnaval de Taubaté, a Mocidade Alegre da Vila das Graças falará sobre Netuno, da mitologia Romana, e a defesa das 200 milhas brasileiras.

Um dos fundadores da agremiação Juarez Toti explicou como será contada essa história na Avenida do Povo: “Na realidade, na época em que se falou muito das 200 milhas houve uma discussão política, histórica, de tudo, em defesa das 200 milhas. Até porque mexe com a soberania nacional do mundo inteiro. Mas nós temos também a lenda, o folclore, em que Iemanjá, que é a rainha do mar, preocupada com a costa brasileira, fez uma súplica a Netuno para que ele protegesse as águas brasileiras. Então a escola vem trazendo essa proteção de Netuno sobre a riqueza do mar, da costa brasileira”, resumiu o colaborador da escola da Vila das Graças.

Ao falar sobre a expectativa para mais um título, o colaborador da escola enfatiza a beleza de fantasias e alegorias que serão apresentadas no domingo.“Nós vamos levar o nosso enredo, muito bonito, a escola vai vir muito bonita, maravilhosa, como todos os anos. Não é que seja luxo, [mas] ela (Mocidade Alegre) tem as fantasias muito bem acabadas, muito bem elaboradas. As nossas alegorias são muito bonitas”, contou Juarez.

Apesar da ansiedade para o desfile deste ano, os representantes das escolas mostram-se preocupados com o futuro do carnaval taubateano.

“Não é fácil fazer carnaval. Infelizmente a gente não tem os recursos que a gente precisaria, o tempo que precisaria. Sempre a atividade cultural de carnaval acaba sendo conversada muito no final do ano. Não existe um trabalho, uma promessa de que isso aconteça [uma mudança]”, destacou Edinalva, da Santa Fé.

“O carnaval de Taubaté, na realidade, eu, pessoalmente, acho que a tendência é acabar, porque ano a no vem diminuindo. Falta incentivo do poder público. Eu acho que com relação às escolas de samba, ‘correndo por fora’ como estou, só vendo aquilo que está acontecendo, acho que as escolas estão fazendo papel de palhaço na mão da prefeitura”, bradou Juarez Toti.

Para Edinalva, a criação de uma liga das escolas de samba contribuiria para o futuro dos desfiles na cidade.

“Acredito que a fundação da Liga (das Escolas de Samba) na cidade seria muito importante. Espero que a partir deste carnaval, que foi muito sacrificante para todo mundo. Houve uma união das agremiações e acredito que isso deva se manter e até vir uma Liga, para poder nos ajudar a organizar. Porque juntos a gente pode ser mais forte”, defendeu a presidente da Verde e Branco.

A Acadêmicos da Santa Fé se apresenta na Avenida do Povo a partir das 21h10. Já a Mocidade Alegre promove seu desfile às 22h30.

No vídeo desta sexta-feira (1º), mostraremos como estão se preparando a Unidos do Parque Aeroporto e a Boêmios da Estiva para o Carnaval de Taubaté.

Professor, treinador Mentor de tênis

Eleve Seu Jogo: Treinamento e Mentoria em Tênis para Todos os Níveis!

Empresas Sugeridas para Você

Barbearia

Transforme seu visual na Consulado Barber Shop: cortes e cuidados de qualidade!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Barbearia

Transforme seu visual na Consulado Barber Shop: cortes e cuidados de qualidade!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais