MAIS “SALGADO” Economia

Pesquisa mostra produtos típicos da Páscoa com preços elevados

Bacalhau, azeitonas e ovos de chocolate apresentaram valores mais altos se comparado ao mesmo período no ano passado


Em 05/04/2019 12:10 por redação/Guia Taubaté


Pesquisa mostra produtos típicos da Páscoa com preços elevados
Os ovos de páscoa sem brinquedos estão 10,18% mais caros (FOTO: Arquivo / Guia Taubaté)

Os produtos tradicionais do período de Páscoa estão com preços mais “salgados” em 2019. Isso é o que mostra a pesquisa mais recente divulgada pelo Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais) da Unitau (Univesidade de Taubaté), que avaliou seis produtos tipicamente comercializados na Semana Santa.

O estudo foi realizado entre os dias 17 e 30 de março, em 18 supermercados de Taubaté, São José dos Campos, Caçapava e Campos do Jordão.

Segundo os números do Nupes, os preços de todos os produtos apresentaram alta, se comparado o mesmo período no ano passado. A maior variação anual foi do bacalhau (+ 21,37%), seguido das azeitonas (500g), que variou 11,73%, e o filé de peixe (filé de espada e tilápia), que teve aumento de 10,62%.

De acordo com os pesquisadores, o bacalhau lidera a lista entre as maiores variações por conta da instabilidade da moeda estrangeira no mercado nacional que, segundo o Nupes, “certamente afetou o valor mais expressivo neste período do ano”.

Produto símbolo da Páscoa, os ovos de chocolate também sofreram alta nestes últimos 12 meses. Os ovos de páscoa sem brinquedos (170g) estão 10,18% mais caros. Já os ovos com brinquedos (170g) subiram 11,07% nos supermercados da região. Por fim, para quem prefere presentear com bombons, a caixa de 300g foi a que menos encareceu, com variação de 4,94%.

Dicas para compras
Os pesquisadores do Nupes aconselham os consumidores a seguirem pesquisando preços, uma vez que há grandes diferenças de valores entre os estabelecimentos de comércio. Além dos preços, os especialistas chamam atenção para a qualidade dos produtos, destacando que “o barato pode sair caro”.

Outra dica dos pesquisadores é evitar levar as crianças na hora de fazer as compras. Segundo eles, os ‘pequenos’ vão sempre querer os ovos de páscoa mais caros e, provavelmente, com brinquedo dentro.

Para aqueles que pretendem se alimentar de peixes frescos na Semana Santa, o Nupes indica para uma atenção especial à conservação do produto. Segundo o núcleo, os peixes devem estar bem armazenados e em gelo.

Por fim, os pesquisadores atentam os consumidores sobre a importância de antecipar as compras, para evitar os produtos com preços mais “salgados” no período próximo das datas comemorativas.

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais