TRABALHO FORMAL Economia

Comércio varejista da RMVale registra aumento de quase 2 mil vagas em 2019

Setores como hipermercados e supermercados impulsionaram geração de empregos em cidades como São José dos Campos e Taubaté


Em 29/01/2020 17:17 por redação/ Guia Taubaté


Comércio varejista da RMVale registra aumento de quase 2 mil vagas em 2019
Setor de supermercados e hipermercados foi o que mais se destacou na geração de empregos do comércio varejista da região (FOTO: Divulgação)

Um levantamento realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) mostra que o mercado de trabalho formal do comércio varejista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba aumentou em quase 2 mil vagas em 2019.

Segundo os números divulgados, nos doze meses do ano passado, a soma dos 39 municípios que compõem a RMVale mostrou 49.171 admissões e 47.183 desligamentos, resultando em 1.988 novos empregos com carteira assinada.

Entre as cidades que se destacaram na criação de vagas absolutas no varejo, estão São José dos Campos (+689 vagas), Guaratinguetá (+440 vagas), Taubaté (+249 vagas) e Ubatuba (+229 vagas). Por outro lado, houve perdas mais significativas em Jacareí (-60 vagas), Aparecida (-58 vagas) e Lorena (-33 vagas).

O Sincovat ressalta que o desempenho positivo do ano passado é o melhor para um ano encerrado desde 2012, ano em que foram criados novas 4.905 vagas no comércio.

Entre as atividades varejistas na RM Vale que se destacaram, os melhores resultados foram de hipermercados e supermercados, com saldo positivo de 725 vagas, varejo de mercadorias em geral, sem predominância de produtos alimentícios, com 205 vagas, hortifruitigranjeiros – saldo positivo de 129 vagas e produtos farmacêuticos, com 27 vagas. Na contramão, estão o comércio de veículos automotores, com perda de 132 vagas e varejo de livros, jornais, revistas e papelarias: - 90 vagas.

O presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, ressaltou que o aumento de vagas mostra sinais de recuperação do emprego no varejo da RMVale, mas que os números estão longe do número considerado ideal. “A inflação controlada e juros mais baixo ajuda nas condições das famílias e aumenta o consumo. Consequentemente, as vendas são maiores e gera mais emprego. No entanto, é importante ressaltar que entre 2017 e 2019 recuperamos apenas 55,3% das vagas perdidas em 2015 e 2016. Houve uma reação do mercado de trabalho formal, mas ainda não sua completa recuperação", explica. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais