PELA FUNAP Educação

Penitenciárias do Vale produzem quase 400 mil máscaras reutilizáveis para alunos do estado

Equipamentos de proteção individual são produzidos por meio da Funap


Em 23/11/2020 19:04 por redação/ Guia Taubaté


Penitenciárias do Vale produzem quase 400 mil máscaras reutilizáveis para alunos do estado
Material está sendo confeccionado visando o retorno das aulas presenciais no estado de São Paulo (FOTO: Divulgação/ SAP)

A volta às aulas estaduais exige máscaras e outros equipamentos de proteção individual para alunos, professores e servidores. Para garantir esse material, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo adquiriu material a baixo custo, que está sendo produzido por presos do sistema penitenciária do estado, por meio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap.

Somente na região do Vale do Paraíba, foram produzidas 391.720 máscaras reutilizáveis para a rede de ensino estadual, o que é equivalente a 33,5% de toda a produção do estado até o momento. Além disso, foram confeccionados 33 mil protetores faciais.

Para alcançar essa produção, 215 reeducandos de quatro unidades prisionais em Tremembé trabalham em 6 oficinas de confecção da Funap. 

A expectativa é que até o final de dezembro, sejam entregues 1.576.800 máscaras de proteção reutilizáveis, destinadas a alunos, professores e equipe de funcionários das escolas. Desse montante, 1.169.000 máscaras já foram entregues, além de 225 mil máscaras de proteção facial do tipo face shield, as quais serão distribuídas pelas 91 Diretorias de Ensino do estado de São Paulo.

Ao todo, 469 reeducandos de 13 presídios atuam em 15 fábricas de costura da Funap. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o processo de produção “segue rigorosos padrões sanitários, que garantem a qualidade e a segurança dos produtos”.  

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Funap produziu mais de 6 milhões de itens de proteção. São máscaras descartáveis, reutilizáveis, do tipo face shield, aventais e toucas, que já atenderam a órgãos como a Secretaria da Administração Penitenciária, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Secretaria de Governo, organizações da sociedade civil, universidades, entre outros. A Secretaria de Estado da Educação atende 3,5 milhões de alunos e tem 190 mil professores atuando em sala de aula.   

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais